Sistemas Operacionais

26/04/2011 17h51 - Atualizado em 14/07/2011 06h52

Windows Phone também coleta dados de localização geográfica

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

O iPhone não é o único smartphone que coleta informações sobre a localização geográfica de seu usuário. A história, descoberta na semana passada por um jornal inglês, colocou em discussão — mais uma vez — a privacidade dos donos de gagdets. O Google admitiu que faz o mesmo, e o Windows Phone, ainda pequeno sistema da Microsoft, segue pelo mesmo caminho.

Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)

A coleta de dados do WP7 leva em consideração as conexões sem fio disponíveis no entorno do aparelho. De acordo com a Microsoft, cada smartphone registra informações sobre SSID (o nome da rede) e o endereço Ethernet de cada dispositivo Wi-Fi próximo. O que a Microsoft faz com essa informação é um mistério.

Numa página sobre dúvidas do Windows Phone, a empresa diz que esses dados são utilizados principalmente para confrontar com o banco de dados da própria MS, a fim de determinar a localização aproximada do usuário. Isso costuma ser útil em aplicativos que permitem mostrar onde a pessoa está, como o FourSquare ou mesmo o Twitter.

Por enquanto nós ainda não sabemos a quantidade exata de redes sem fio e torres de celular que o Windows Phone registra em seus arquivos, muito menos o tempo que essa informação fica disponível. Mas pelo menos uma coisa é certa: a MS nega manter registrado se a rede é aberta ou protegida por senha, uma verdade resposta ao Google, que por meses detectou informações tipo essa com seus carros do Street View.

Essa questão da privacidade ainda vai gerar discussões acaloradas. Mas o ponto principal ainda deve ser entendido por empresas como Google e Microsoft: é preciso dar ao usuário o poder de desativar esses registros, ainda que prejudique alguns recursos do aparelho.

Via: The Guardian

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares