Fabricantes

28/04/2011 13h32 - Atualizado em 14/07/2011 06h52

Write Once SD, um cartão de memória que só pode ser gravado uma vez

Dorly Neto
por
Para o TechTudo
Cartão de memória (Foto: Divulgação)Cartão de memória (Foto: Divulgação)

A grande maioria de nossos documentos, atualmente, são armazenados em computadores. Podem ser documentos de textos, fotos, vídeos ou qualquer coisa do tipo, a vulnerabilidade desses arquivos quando estão em um computador é muito grande.

Assim, a primeira solução foi criar discos rígidos externos que podem ser facilmente locomovidos: os pen drives. Mas, se você perder o gadget? Qualquer pessoa também poderá acessar as informações, modificá-las ou, na pior das hipóteses, apagá-las.

Para solucionar esse problema, a Toshiba criou um cartão de memória inovador. No formato SD, ele se chama Write Once, e possui uma função bem característica. Ao gravar qualquer arquivo nele, o mesmo nunca mais poderá ser modificado! Sua principal intenção é ser usado por governos principalmente em casos judiciais, onde é necessário manter a autenticidade de documentos, visto que, uma vez que ele não possa ser apagado ou modificado, ninguém poderá dizer que o arquivo que ali se encontra foi falsificado.

Ele possui um tamanho máximo de 1GB, porém, a empresa não confirmou se irá lançar outros modelos com tamanhos de armazenamento maiores. Sua venda já está disponível no mercado japonês, sem previsão de começar a ser comercializado nos mercados europeu, norteamericano ou brasileiro.

Por isso, o jeito é aguardar ansiosamente ou esperar a concorrência lançar produtos que possuam esta mesma proposta de segurança e confiabilidade dos arquivos ali armazenados.

Via: Akihabara News
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares