31/05/2011 17h43 - Atualizado em 14/07/2011 06h45

Empresa aérea adota iPad no lugar dos manuais de voo

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Já tem faculdade dando iPad para os universitários estudarem. Tem colégio que colocou todo o material didático no tablet para que os alunos carreguem menos peso. Mas essa é a primeira vez que eu ouço falar de uma companhia aérea que troca os pesados manuais de voo pelo computador portátil da Apple.

iPad 2 pode ser fabricado no Brasil (Foto: Divulgação)iPad 2 pode ser fabricado no Brasil (Foto: Divulgação)

A Alaska Airlines, que opera desde 1932 e possui uma frota com mais de cem aeronaves, anunciou que vai iniciar em meados de junho a troca dos manuais pelos iPads. Tecnicamente falando, sai um calhamaço de papel com peso de até 11 quilos, para dar vez ao pequeníssimo tablet, cujo peso fica em torno de 600 gramas. Bem menos!

Os pilotos terão acesso a todos os documentos de voo por meio do aplicativo GoodReader, que virá instalado em todos os aparelhos (na App Store, custa US$ 4,99). É um leitor de documentos com direito a adicionar anotações, sublinhar partes importantes do texto e muito mais.

Não pense, porém, que os documentos simplesmente foram exportados para PDF. A Alaska Airlines teve que adicionar cores e gráficos aos manuais, bem como criar links. Aí sim, os pilotos poderão tirar o melhor proveito possível do iPad enquanto estiverem em voo.

A Alaska Airlines só não informou se vai bloquear a instalação de novos aplicativos. Afinal, num voo em que o piloto automático faz quase tudo, não seria de espantar que o comandante recorresse ao tablet para algo mais interessante que manuais de voo. Angry Birds, talvez. Ou Flight Control, outra boa opção.

Via: Mashable

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares