Sistemas Operacionais

10/05/2011 18h21 - Atualizado em 14/07/2011 06h49

Google anuncia o Android "Ice Cream Sandwich"

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Acabou o mistério em relação ao futuro das versões distintas do sistema operacional do Google para plataformas móveis. A gigante de buscas anunciou nesta terça-feira (10), durante a conferência para desenvolvedores Google I/O em San Francisco, nos Estados Unidos, a versão “Ice Cream Sandwich” (na tradução livre, “sanduíche de sorvete”) para Android. Antes disso, porém, chegará a atualização 3.1 do “Honeycomb”, antes exclusivo para tablets e agora disponível também para o Google TV.

Google Android 3.1 (Foto: Divulgação)Google Android 3.1 (Foto: Divulgação)

Entre as novidades, o Ice Cream Sandwich deverá reunificar as plataformas, servindo tanto para smartphones quanto para tablets – daí o nome incluir a palavra “sanduíche”. A chave para se adequar a cada ambiente e tamanho de tela é uma reconfiguração inteligente, que reconhece cada fator, como uma barra de status de tamanho variável.

Algumas adições ao sistema serão o reconhecimento de faces e mudança de foco no aplicativo de câmera e o reconhecimento de voz – este último um dos grandes trunfos do Android em relação ao iOS, da Apple. O Ice Cream deverá ser disponibilizado ainda este ano, no último trimestre, possivelmente em novos aparelhos ainda não anunciados.

Já o Honeycomb 3.1 deverá chegar muito mais rápido, ainda nesta terça-feira para os usuários do tablet Xoom ,da Motorola, no modelo 3G da operadora norte-americana Verizon. Entre as novidades está a possibilidade de redimensionar os widgets e um novo modo de servidor que permite importar fotos para o aparelho diretamente de uma câmera digital. Mas a principal adição é a possibilidade de conectar qualquer dispositivo por meio da porta USB, incluindo joysticks de Xbox 360 e PlayStation 3.

Android Honeycomb 3.1 (Foto: Divulgação)Android Honeycomb 3.1 (Foto: Divulgação)

O Google prometeu incluir o novo aplicativo Movies, que permite o aluguel de milhares de filmes por meio da Android Market. Aliás, para quem gosta de ser o próprio cineasta, agora há o aplicativo Movie Studio, que permite editar vídeos. Além disso, aplicativos já existentes, como o Books e mesmo o navegador (que ganhou um menu de controles rápidos), foram melhorados e agora estão rodando mais rápidos, segundo a empresa.

Essa versão 3.1 deverá chegar também a os equipamentos do Google TV, possibilitando aplicativos e utilização plena dos hardwares de empresas como a Samsung, Vizio, Logitech e Sony. Ainda não há informações sobre quando outros tablets fora a versão 3G do Xoom receberão a atualização do Android, mas o Galaxy Tab 10.1 deverá ser agraciado com o software “nas próximas duas semanas”. Esperamos que usuários brasileiros possam aplicar o update tão logo para conferir as novidades.

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares