Internet

20/05/2011 18h17 - Atualizado em 14/07/2011 06h47

Google dá turbinada em site do Google Maps para celulares

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog
Google Maps mobile (Foto: Divulgação)Google Maps mobile (Foto: Divulgação)

Google Maps é uma ferramenta utilíssima para quem precisa chegar a um lugar distante, onde nunca tinha ido antes. Funciona mesmo como um GPS, só que na tela do celular. O único problema é que depende de um aplicativo para funcionar. Ou melhor, dependia, já que o Google lançou uma versão totalmente nova do site do Maps para dispositivos móveis.

Mais do que uma versão nova, o site do Maps ganhou uma versão efetivamente funcional. O usuário — agora sim — pode utilizar os mesmos recursos do aplicativo para as principais plataformas (leia-se: iOS e Android, claro). Por exemplo, a detecção automática da localização atual do aparelho foi habilitada, o que evita a chatice de ficar digitando o endereço de destino e também o endereço de origem.

As várias camadas de visualização também foram ativadas. Ou seja, o usuário de smartphone pode verificar imagens de satélite, informações sobre a condição do trânsito, trajetos para bicicletas, entre outras coisas. Como se estivesse no aplicativo.

Essa mudança de pensamento é amparada por uma estatística divulgada pelo próprio Google que diz que 40% do tráfego geral do Google Maps vem dos aparelhos celulares. Ao criar uma versão móvel do site, é possível que mais usuários sejam adicionados a essa base. Ainda mais aqueles que não usam o Maps com frequência a ponto de instalar o aplicativo, mas numa situação de apuros decidem consultar o serviço de mapas do Google. Agora funciona.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares