Internet

03/05/2011 17h58 - Atualizado em 14/07/2011 06h51

Google está testando busca por voz

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

O Google começou a testar o uso de pesquisa por voz e por enquanto está permitindo apenas que alguns usuários usem o recurso. Os usuários que foram selecionados vão perceber um pequeno microfone cinza no final da caixa de pesquisa ao acessar o site. O experimento foi mencionado pela primeira vez por Matt Schlicht.

O recurso é capaz de detectar se você tem um microfone ativado no computador e se o seu navegador suporta a ferramenta. Se isso acontecer, ele adiciona o ícone do microfone na barra de busca para que você possa procurar algo no Google usando a sua voz em vez do do teclado.

Usuários testam Google Voice. (Foto: Reprodução/ Google)Usuários testam Google Voice. (Foto: Reprodução/ Google)

O Google tem trabalhando duro para melhorar a precisão da sua busca por voz, um bom exemplo disso é que agora ele reconhece chinês e também consegue aprender a partir dos padrões que você fala. Sem mencionar que recentemente o Google incorporou uma função de reconhecimento de voz no Chrome, que permite que você preencha formulários usando apenas a sua voz. No entanto, essa função só está disponível em inglês, assim como a busca por voz no computador pelo site.

Em alguns casos, a busca por voz pode ser mais fácil do que digitar. Mas não muda o fato de que seria estranho ver as pessoas falando as palavras chaves para realizar uma busca em vez de digitá-las, e foi exatamente isso que o Matt Schlicht relatou. Ele contou em um tweet que o Google Voice funciona muito bem, mas que é estranho usá-lo no escritório.

A busca por voz nos computadores pode mudar a natureza das pessoas pesquisarem na internet, além de, obviamente, fornecer mais dados para o Google analisar e aprender. Por enquanto não há informações sobre o serviço ficar disponível em português.

Você gostaria de pesquisar usando a sua voz ao invés do teclado? Deixe sua opinião nos comentários!

Via: Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares