11/05/2011 15h31 - Atualizado em 14/07/2011 06h49

Homem jato atravessa o Grand Canyon voando a mais de 300 km por hora!

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

Voar sempre foi um sonho do ser humano. Até Leonardo da Vinci, um dos maiores inventores da história, criou o seu protótipo de aparelho capaz de voar automaticamente, com pouca ou nenhuma interferência humana. Hoje, com os avanços da tecnologia, temos novos modos de voar que são impressionantes e desafiadores. Um dos melhores exemplos é o suíço Yves Rossy, também conhecido como “Jetman”, que fez o que poucos acreditavam ser possível: sobrevoou, equipado de um jato pessoal, uma ala do lado leste do Grand Canyon, o famoso conjunto de montanhas que fica no Estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Jetman em ação (Foto: Reprodução)Jetman em ação (Foto: Reprodução)

A façanha foi executada sem problemas, uma vez que Rossy foi autorizado pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) a executar o percurso. O voo foi feito da seguinte maneira: primeiro, Yves Rossy entrou em um helicóptero e foi suspenso a 8.000 metros de altura. Depois, ao pular, pegou velocidade com asas presas ao seu corpo. Quando alcançou a velocidade necessária para ativar o jato, livrou-se de suas asas, assim como um foguete faz com suas partes desnecessárias. O jato preso ao seu corpo possui quatro motores de pequeno porte que o dão uma autonomia de oito minutos no ar, o suficiente para fazer a travessia com segurança.

O Jetman alcançou velocidades de até 190 quilômetros antes de desligar os seus motores e ativar o pára-quedas para descer com segurança. Como esse foi o primeiro voo de jato neste estilo nos Estados Unidos, a FAA não sabia como catalogá-lo, ainda mais que o jato foi programado com a ajuda de amigos e outros patrocinadores.

Yves Rossy ainda não divulgou qual será sua próxima aventura, mas com certeza podemos esperar algo bem radical. Visite o site oficial do Jetman para saber mais.

Assista ao vídeo da travessia:


Via LikeCool e PopSci
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares