20/05/2011 17h33 - Atualizado em 14/07/2011 06h47

MeeGo é atualizado para a versão 1.2: conheça as novidades

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Você pode não utilizar o MeeGo no seu smartphone, conforme prometeu um dia uma certa fabricante de telefones. Mas isso não quer dizer que o sistema está completamente morto. O MeeGo sobrevive sim, e sua equipe responsável pelo seu desenvolvimento anunciou a versão 1.2 do sistema operacional, liberando algumas novidades para desenvolvedores de aplicativos e dispositivos móveis.

MeeGo 1.2 (Foto: Divulgação)MeeGo 1.2 (Foto: Divulgação)

Uma vez que a Nokia resolveu abraçar o Windows Phone como principal sistema para smartphones, o foco atual do MeeGo é abrigar dispositivos com processadores Atom e ARMv7. Com isso, fica claro que a ideia é que, no futuro, o MeeGo esteja em netbooks e tablets. Nessa nova versão, o sistema possui suporte para as redes de telefonia GSM, GPRS e HSPA+, um aplicativo de ferramentas de desenvolvimento para trabalhar com cartões SIM, perfis expandidos de uso da tecnologia Bluetooth, entre outras novidades.

O novo software vai permitir que os desenvolvedores integrem as bases de dados de diferentes dispositivos, nas interfaces USB, WiFi e Bluetooth PAN (personal area network), estabelecendo uma maior possibilidade de soluções de produtos e serviços semelhantes para produtos diferentes. Além disso, o MeeGo 1.2 possui um suporte multimídia melhorado, com streaming via RTSP e propriedades para download progressivo, além de uma expansão dos modos de autenticação de dados via VPN e no modo wireless.

Os desenvolvedores de aplicativos poderão encontrar dois aplicativos para complementar o seu trabalho na hora de programar para o MeeGo: o QML, que é voltado para a parte de estrutura dos aplicativos (ou frameworks), e as APIs Qt-Mobility, que são bem úteis para os programadores que pretendem trabalhar com aplicativos de localização, conectividade e interatividade através da tela de toque.

Para os desenvolvedores de tablets, um SDK já está disponível para download, além de um preview de como está a versão 1.2. Para mais informações, clique aqui.

Via: Electronista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares