11/05/2011 18h46 - Atualizado em 14/07/2011 06h49

Moby usa Soundcloud e Instagram para divulgar novo álbum

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A era da internet afetou de forma decisiva o mercado musical. Gravadoras foram obrigadas a reverem seus modelos de negócios, e os artistas tiveram que usar de criatividade para promover seus trabalhos. Muitos tiveram problemas, enquanto que outros se beneficiaram dessas mudanças. Moby é um dos artistas que conseguem usar a internet de forma positiva e lucrativa, e um exemplo disso é como ele está promovendo o seu novo álbum, Destroyed.

Destroyed, novo álbum do Moby (Foto: Divulgação)Destroyed, novo álbum do Moby (Foto: Divulgação)

Pra começar, Destroyed não é apenas um álbum musical. É também um photo book. Segundo o DJ e produtor musical, a combinação dos dois formatos apresentam a obra completa, uma vez que Moby escreveu as músicas desse álbum durante as madrugadas de sua última turnê, e o photo book mostram fotos dessa turnê. Ou seja, uma experiência áudio-visual.

O que tudo isso tem a ver com internet e tecnologia? Simples: para promover o lançamento de Destroyed (que acontece no dia 17 de maio), Moby resolveu lançar um microsite, onde ele integra os serviços Soundcloud e Instagram, criando um ambiente interativo prático e intuitivo. Quando você visita o microsite, algumas faixas do disco são executadas, e você pode ouvir o novo álbum na íntegra, graças ao API do Soundcloud.

O site também possui um mapa marcado por pins, onde você poder ver fotos capturadas pelo Moby ao redor do mundo. Os fãs também podem adicionar suas próprias fotos no mapa, fazendo o upload de fotos pelo Instagram, e adicionando a hashtag #destroyed. Um detalhe a ser destacado: o próprio Moby não está no Instagram ainda (aliás, o serviço de fotos ainda não tem muitos adeptos entre os músicos). As poucas bandas/artistas que adotaram o Instagram usam o serviço para mostrar o dia-a-dia de sua rotina profissional, aproximando assim os fãs dos artistas.

O microsite Destroyed pode ser uma ótima tendência para os demais músicos, de fazer o pré-lançamento de seus álbuns em uma plataforma agradável e interativa. Isso também mostra que os dias de lançamentos de músicas pelas rádios FM ou na MTV estão chegando ao seu final. Lance primeiro na internet. É lá que os seus fãs estão.

Acesse o microsite Destroyed, do Moby, clicando aqui.

Via: Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares