Sistemas Operacionais

20/05/2011 14h05 - Atualizado em 14/07/2011 06h47

Nokia com Windows Phone 7 pode usar chipset dual-core de 1.2 GHz

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Desde que anunciou o acordo com a Microsoft para oferecer smartphones com o sistema operacional Windows Phone 7, a Nokia não revelou muitos detalhes sobre os aparelhos e suas especificações. Mas há quem estrague a surpresa: o diretor executivo da ST-Ericsson, Carlo Bozotti, afirmou na quinta-feira (19) à revista norte-americana Forbes que a próxima geração de celulares da gigante finlandesa utilizará o CPU dual-core U8500 da empresa de semicondutores.

Nokia com Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)Nokia com Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)

Isso representa mais uma grande mudança de parceria, já que os aparelhos com Windows Phone 7 têm sido exclusivamente equipados com chipsets da Qualcomm (como o Snapdragon). Mas a Microsoft revisou as restrições e agora a ST-Ericsson poderá entrar no fornecimento junto com outra empresa – ele não disse qual, mas é fácil supor que continue sendo a Qualcomm.

Com os CPUs U8500 de dois núcleos, cada um rodando a 1,2 GHz, os novos Nokia deverão ser os primeiros com Windows Phone 7 a ter processadores dual-core. Segundo Bozotti, a gigante finlandesa deverá lançar 12 aparelhos com o sistema operacional da Microsoft, baseadas em versões futuras do chipset, que ainda possui o GPU (para a parte gráfica do processamento) Mali-400, o mesmo que equipa o Samsung Galaxy S2.

E o executivo ainda vai além: acredita que a ST-Ericsson será a fornecedora do Windows Phone 8, que sequer foi anunciado ainda. Claro, a Microsoft deverá liberar antes a versão 7.5 do sistema operacional, mas já há rumores de que o software está em desenvolvimento – inclusive compartilhando elementos com o Windows 8 para desktop. Se tudo se confirmar, certamente colocará a Nokia em uma posição melhor do que a atual, sem grandes novidades nem com o WP7, nem com o já preterido Symbian.

Via: GSMArena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares