Sistemas Operacionais

11/05/2011 11h04 - Atualizado em 14/07/2011 06h49

Tablets Android serão compatíveis com joysticks de PS3 e Xbox 360

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Com o anúncio da atualização 3.1Honeycomb” do sistema operacional Android nesta terça-feira (10) durante a conferência Google I/O em San Francisco, Estados Unidos, uma novidade chamou atenção: a conectividade com dispositivos USB. Periféricos como mouse, teclado e câmeras vão funcionar perfeitamente com tablets e com aparelhos Google TV , além de joysticks como do PlayStation 3 e Xbox 360

Android 3.1 Honeycomb (Foto: Divulgação)Android 3.1 Honeycomb (Foto: Divulgação)

“Aplicativos podem ser construídos com o suporte USB da plataforma para estender a conectividade com quase todo tipo de dispositivo USB”, afirma o blog oficial de desenvolvedores do sistema operacional mobile do Google, o Android Developers. “Para deixar a plataforma ainda melhor para jogar, o Android 3.1 adiciona suporte para a maior parte dos joysticks para PC e gamepads que podem ser conectados por USB ou Bluetooth”, confirma. 

Isso significa que será possível programar qualquer game para rodar no tablet Motorola Xoom em conectividade com o controle do Xbox, ou o Dual Shock 3, ou Logitech Dual Action. No entanto, segundo o Google, não haverá suporte à conexão via Bluetooth nos joysticks dos consoles. 

Mas por que se limitar a esses modelos simples? Agora haverá a possibilidade de conectar inclusive manches para simuladores de vôo e mesmo volantes para games de corrida. “Controles para games que utilizam redes ou paridade proprietárias não são suportados por padrão, mas, em geral, a plataforma suporta a maioria dos joysticks e gamepads conectáveis a um PC”, diz o blog do Android

A versão 3.1 Honeycomb está disponível atualmente apenas para proprietários do modelo 3G do Motorola Xoom da operadora norte-americana Verizon, mas deverá chegar em breve a outros tablets e também a aparelhos Google TV. É possível que a compatibilidade com joysticks seja expansível a smartphones, mas apenas a partir da versão Ice Cream Sandwich do sistema operacional, disponível apenas a partir do último trimestre do ano. 

Via Android Developers

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares