Internet

13/05/2011 16h02 - Atualizado em 27/02/2014 12h13

Top 10: Melhores atalhos do Firefox

Arize Oliveira
por
Da redação

Através dos atalhos do Firefox você pode acessar mais rapidamente as funções que você deseja utilizar no seu navegador. Ter atalhos no teclado também é bastante útil para quem usa computadores portáteis.

E mesmo em desktops, usar somente o teclado para executar suas tarefas agiliza suas atividades. É mais uma forma para você economizar tempo ao navegar na internet, e mesmo usar o seu computador.

Atalhos do Firefox agilizam suas tarefas (Foto: Divulgação)Atalhos do Firefox agilizam tarefas (Foto: Divulgação)

Se você quer saber outras formas de otimizar seu Firefox leia nossa dica Acelerador para Firefox? Confira dicas para deixar seu Firefox mais rápido.

Na lista abaixo nós só listamos os dez melhores atalhos para o Firefox, mas existem muitos outros.

Alguns atalhos que existem no navegador provavelmente você não usará com muita frequência. Mas nesse ranking, procuramos selecionar os atalhos mais úteis. Claro que isso também varia de acordo com seu perfil de usuário. Procure gravar os que são mais importantes para você. E também não adianta saber 100 atalhos, porque seria mais difícil memorizá-los e algum deles você nem lembraria.

Não se esqueça de que algumas páginas na internet podem ter atalhos específicos que anulam a ação dos atalhos do Firefox. Por exemplo, o Ctrl + L, que focaliza a barra de endereços, pode incluir links em determinados sites.

10 - Ctrl + F5:

O botão F5 já é atalho para atualizar a página. Ao pressionar no seu teclado o botão Ctrl e em seguida o F5 com a página do Firefox aberta, o navegador atualiza a página limpando o cache. Esse atalho do Firefox é útil para recarregar as imagens e a página do site no geral.

9 - Ctrl + L:

Ao digitar Ctrl e L em seguida, a sua barra de endereços será focalizada. Isto é, o campo para digitar a URL, o endereço do site, ficará disponível para edição. Ou seja, você pode estar escrevendo algo em outro canto da tela, como por exemplo digitando um e-mail e para pegar o link da página clica Ctrl + L.

Também é útil para quem quer mudar de site. Digite Ctrl + L, escreva o endereço eletrônico e dê Enter para ser conduzido para outra página.

8 - Ctrl + K:

Esse atalho do Firefox focaliza a sua barra de buscas. É útil como o Ctrl + L, mas permite fazer uma busca no seu pesquisador em vez de visitar um site. Para quem já tem o complento que habilita a barra de endereços como campo de busca, o atalho é meio desnecessário.

Lembramos que da barra de buscas, ao teclar Ctrl + seta para cima ou Ctrl + seta para baixo é possível alternar entre as opções de busca. Isto é, você pode realizar consultas através do Google, do Yahoo, do Mercado Livre e outros pesquisadores que estiverem habilitados.

7 - Ctrl + ou Ctrl -:

Existem sites com tamanho da fonte pequena demais, outros com a letra muito grande. Para escolher ler a página com o tamanho da fonte que achar melhor, você pode aproximar (aumentar) ou afastar (diminuir) o tamanho da letra do texto do site. Para retornar ao tamanho original da letra da página, basta clicar em Ctrl + 0.

6 - Ctrl + H:

Através do atalho Ctrl + H você acessa o histórico do Firefox. Com essas teclas fica mais rápido abrir o histórico para deletar algo que você queira ou então reabrir alguma página que já tenha sido visitada.

Se você quer saber mais sobre como limpar histórico do Firefox, pode ler nossa dica sobre Como limpar o histórico do Firefox automaticamente? ou então a dica Como desabilitar o histórico de downloads do Firefox?

5 - Alt + Setas:

Para quem vai trocando de página com frequência esse atalho é bastante útil. Ao pressionar o Alt e a seta para esquerda em seguida, é possível retornar a página que você estava anteriormente. O Alt + seta para direita avança nas páginas até o último site que você tenha acessado no histórico.

4 - Ctrl + F4:

As melhores posições do nosso ranking ficaram para os atalhos do Firefox que permitem o controle de abas do navegador. Afinal, usar as abas do browser sem dúvida facilita a interação com outras páginas e conteúdos.

A quarta posição ficou com o atalho que permite fechar a aba em que você estiver naquele momento. Pressione Ctrl + F4 e tenha sua aba atual fechada.

3 - Ctrl + T:

Se fechar uma aba é útil, abrir uma nova aba pode ser mais útil ainda. E não precisa mais clicar com o mouse no '+' ao lado da última aba. É só digitar Ctrl e em seguida o T para criar uma aba nova.

Mais um exemplo: se você estiver lendo algum site e quer saber mais sobre algum termo que foi citado. Pode clicar Ctrl + T para abrir uma aba nova e depois com Ctrl +K acessar o campo de buscas para fazer uma pesquisa. Tudo sem encostar nem um dedo no mouse.

2 - Ctrl +Tab e Ctrl + Shift + Tab:

Para quem gosta de deixar a janela do navegador cheia de abas abertas esse atalho do Firefox é praticamente essencial. Com o Ctrl + Tab você avança pelas abas a partir da guia que estiver da esquerda para direita.

O Ctrl + Shift + Tab permite que você vá no sentido contrário, da direita para esquerda. Assim, dependendo da guia que você estiver, pode ser melhor usar um atalho ou o outro para trocar de abas. Aproveite para ver se não tem aba que pode ser fechada e dá um Ctrl + F4.

1 - Ctrl + Shift +T:

E o primeiro lugar do nosso ranking é uma homenagem a todos que já xingaram um palavrão porque fecharam uma aba que não deveriam. Vale lembrar que existem complementos do Firefox para restaurar páginas que foram fechadas na hora errada.

Mas com esse atalho, você rapidamente abre a página que você fechou por engano, sem precisar de extensão nenhuma. E mesmo que você nunca tenha fechado uma guia por engano, às vezes você pode querer rever o que estava escrito no site que você achava que não iria ler mais e fechou.

O atalho Ctrl + Shift +T recupera as abas que foram fechadas. E você pode ir clicando em sequência para reabrir algum link que você usou há mais tempo. É só ir pressionando o atalho até a guia da página que você quer ser reaberta.

Como já dissemos esses são apenas alguns dos vários atalhos que o Firefox possui.  Para saber outros que também podem ser úteis, leia a página oficial de atalhos no site do Mozilla Firefox.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aline Muras
    2011-05-30T13:27:51

    Adorei as dicas, muito úteis!