Fabricantes

03/05/2011 11h36 - Atualizado em 14/07/2011 06h51

Vem aí o PCMark 7, conheça todas as novidades

Paulo Higa
por
Para o TechTudo

O PCMark é um famoso software que ajuda você a avaliar o desempenho do seu computador. A ferramenta executa uma bateria de testes na máquina e dá uma pontuação final, permitindo a comparação com outros computadores pela Internet.

PCMark (Foto: Divulgação)PCMark (Foto: Divulgação)

Na versão 7, o PCMark traz sete testes para o Windows 7. Para rodá-lo, é necessário possuir, no mínimo, um computador com Windows 7, 1 GB de RAM (ou 2 GB, se você usar a versão de 64 bits), placa de vídeo com suporte a DirectX 9, 10 GB de espaço livre no disco rígido e uma resolução de tela de 1024×600 ou maior. Esses, no entanto, são apenas requisitos mínimos: configurações abaixo dos requisitos recomendados, que exigem Windows 7 Home Premium, placa de vídeo com suporte a DirectX 11 e resolução de 1280×1024, não serão capazes de realizar alguns dos testes.

A bateria de testes inclui um teste leve, que mede a performance do computador em aplicações leves, comuns em máquinas de pequeno porte, como tablets e netbooks; o teste de entretenimento, para visualização e gravação de vídeos, além de tarefas relacionadas a games; o teste de criatividade, que avalia o desempenho em edição e armazenamento de fotos e vídeos; o teste de produtividade, para abertura de páginas e suítes de escritório; além do teste de poder computacional (desempenho do processador) e armazenamento (desempenho do disco rígido ou SSD).

A grande utilidade do PCMark 7 é avaliar o aumento de desempenho em casos de upgrade ou overclock em algum hardware da máquina, bem como descobrir os técnicos “espertos”, aqueles que trocam as peças do seu computador por modelos inferiores. Se a pontuação ficar muito menor do que era antes, pode ser que isso tenha acontecido.

O software está disponível em três versões: Basic, totalmente gratuita; Advanced, que permite realizar mais testes de desempenho, livrar o usuário dos anúncios e ocultar os resultados online, por US$ 39,95; e Profissional, licenciada para uso comercial e com prioridade no suporte, custando US$ 995. O produto será lançado hoje, 3 de maio. Saiba mais sobre o PCMark na Futuremark.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares