Desde que Satoru Iwata, presidente da Nintendo, anunciou na E3 2011 o sucessor do Nintendo Wii, o console com controle em formato de tablet, Wii U, as ações da Nintendo entraram em queda livre, perdendo 10% de seu valor nos dois dias seguidos à revelação, deixando-as no nível mais baixo desde 2006. Um analista do mercado comentou a respeito.

Jesse Divnich, da companhia de pesquisas EEDAR, constantemente fala sobre a indústria de jogos, enquanto nem sempre correto, traz alguma base para que tire-se algumas conclusões e teorias possam ser traçadas. Ele comentou sobre o Wii U:
“O retorno da comunidade de desenvolvedores e lojas tem sido universalmente positiva. O único porém que eu prevejo é a probabilidade de conversões de jogos hardcore de alta qualidade para o Wii U. Seria ótimo ver Battlefield e Assassin’s Creed no Wii U, mas vamos ser honestos, o jogador hardcore não vai quebrar seu hábito e comprá-los num console Nintendo“, disse Jesse.
E continuou: “Eu só posso esperar que a Nintendo recomende fortemente (e ajude) as publicadoras em criar conteúdo verdadeiramente original para o console”.
Sobre a queda das ações e a reação dos investidores, comentou: “Eu quase me pergunto se eles erraram de novo. Pessoalmente, eu acho que sim. Investidores acreditam que o Wii U pode ter uma sobreposição competitiva com a plataforma portátil 3DS, já que ambos são portáteis dentro de casa. Adicionalmente, a falta de clareza sobre data de lançamento, preço e especificações técnicas não ajudou na confiança dos investidores”.
Via GoNintendo