Tablet

16/06/2011 17h51 - Atualizado em 14/07/2011 06h41

Apple libera aceleração por hardware somente em publicidade no iPhone

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog
iPhone 4 branco (Foto: Divulgação)iPhone 4 branco (Foto: Divulgação)

O iOS 5 vem aí em mais algumas semanas com diversas novidades. Uma delas teria tudo para apetecer os desenvolvedores de web apps e designers: a aceleração por hardware dos gráficos em 3D. No entanto, a Apple sumariamente desprezou todo esse pessoal e vai liberar a tecnologia para um grupelho muito mais seleto: o dos publicitários. É que a aceleração por hardware vai rodar apenas no iAd.

Para quem não sabe, o suporte ao WebGL permite que as páginas utilizem o processador gráfico do aparelho para renderizar gráficos que façam uso do JavaScript. Em vez de o navegador interpretar os dados, é o aparelho quem faz isso, o que normalmente resulta em uma experiência e de navegação muito mais suave e agradável. Ao menos quando o WebGL está ativo, o que não vai ser o caso do iOS 5.

“WebGL não estará publicamente disponível no iOS 5. Ele estará apenas disponível para os desenvolvedores do iAd”, escreveu um funcionário da Apple na lista de discussão sobre o WebGL.

Em outras palavras: a tecnologia formidável de exibir elementos 3D da web será negada aos designers, mas oferecida de bandeja para quem está interessado em produzir material de publicidade para os aparelhos da Apple.

Resta saber se essa limitação vai perdurar muito tempo. Geralmente a Apple libera novos recursos para um grupo seleto de usuários, e depois expande para mais gente. Pode ser que a empresa de Steve Jobs esteja planejando isso para o WebGL no iPhone. Ou pode ser que eles não estão nem aí para a navegação mais rápida proporcionada pela nova tecnologia.

Via: The Register

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares