Internet

16/06/2011 14h49 - Atualizado em 14/07/2011 06h41

Chrome pode virar navegador padrão do Ubuntu

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

O navegador Chrome deriva em parte do projeto Chromium, que também deu origem ao já conhecido sistema operacional Chrome que é baseado no Kernel do Linux e já está sendo vendido em notebooks da Acer e Samsung. Por isso o desenvolvimento do navegador e do sistema andam sempre lado a lado, a passos rápidos já determinado pelo Google.

Chrome no próximo Ubuntu? (Foto: Divulgação)Chrome no próximo Ubuntu? (Foto: Arte)

Inspirado por esse desenvolvimento bastante focado pelo Google, Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, decidiu que poderá trocar o navegador padrão do Ubuntu no futuro. Atualmente o Firefox ocupa essa posição, mas em breve é o Chrome que pode estar lá.

O Ubuntu atual, versão 10.10, foi liberado com o Firefox como navegador padrão, algo que deve se repetir na versão 11.10, agendada para outubro desse ano. Essa decisão foi tomada depois que a equipe responsável pelo Ubuntu percebeu que seria melhor não trocar os navegadores em cima da hora já que não sabiam como isso poderia afetar o sistema ao todo.

Mas no ano que vem, Mark diz que isso pode mudar. “Pelo fato do Chrome OS ser mais ou menos um navegador Chrome rodando em uma versão genérica do Linux está tendo um impacto grande e positivo na performance dele” algo que não se vê muito em termos de programas multi-plataforma.

Se a Mozilla não começar a atentar para esses detalhes, logo logo poderá perder seu lugar ao sol com a Canonical. E com isso, alguns milhões de usuários.

Via: Network World

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juscelino Cavalcante
    2011-08-22T06:25:41

    Já uso e prefiro ele ao firefox quando o assunto é navegação.

  • Tiago Motta
    2011-06-16T22:41:05

    Já estamos na versão 11.04 do ubuntu