Robótica

15/06/2011 12h00 - Atualizado em 21/03/2013 09h51

Conheça a mão robótica mais rápida do mundo!

André Fogaça
por
Para o TechTudo

A evolução da robótica esbarra em um pequeno problema que limita, ainda, a funcionalidade dos robôs: a velocidade dos movimentos aliada à destreza. São sempre desenvolvidos novos e maravilhosos robôs que realizam as tarefas mais humanas possíveis.

Mas, como pode ser visto no vídeo ao final deste artigo, o robô já pode ir além de nós não apenas na força e na possibilidade de repetir uma tarefa milhares de vezes, mas também na rapidez e destreza para fazer o exercício proposto, como manter uma bolinha pulando em uma altíssima velocidade.

Mão robótica (Foto: Reprodução)Mão robótica (Foto: Reprodução)

Este braço mecânico foi desenvolvido pelo Ishikawa Komuro Labs, que colocou alguns sensores táteis nas pontas do que seriam os dedos da mão, tornando-os sensíveis o suficiente para entender como bater a bolinha e arrumar sua trajetória para que ela continue pulando de maneira correta sem sair voando, mesmo que extremamente rápido.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a rapidez com que a câmera do braço robótico consegue acompanhar os movimentos feitos com a bolinha, para melhor administrar o caminho que deve ser feito.

A câmera consegue seguir a bolinha de maneira tão rápida quanto nossos olhos fariam. Este recurso faz com que o robô saiba no que está "pegando". Outras possibilidades demonstradas no vídeo são a de girar um lápis na ponta dos dedos e arremessar a mesma bolinha em um alvo específico e pequeno. Tudo isso também de forma extremamente rápida, muito além do que nós humanos poderíamos desejar.

Para entender qual é a velocidade que esta mão alcança, saiba que ela consegue abrir e fechar os dedos em apenas um décimo de segundo. Confira o vídeo.


Via: BoingBoing
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares