15/06/2011 12h02 - Atualizado em 14/07/2011 06h42

Evolved: artista cria criaturas em 3D usando texto como DNA

André Fogaça
por
Para o TechTudo
Aranha em 3D. (Foto: Divulgação)Aranha em 3D. (Foto: Divulgação)

Como você entenderia uma criatura que foi imaginada e desenvolvida por uma pessoa acostumada a pintar quadros que resolveu se aventurar no mundo do computador e dividir todas as suas criações com o mundo, de graça? Essa é a ideia de um cara chamado Dolf Veenvliet, que abandonou os pincéis de quadros tradicionais e resolveu criar alguns bichos em modelos tridimensionais para depois imprimi-los em uma impressora 3D.

O DNA das criaturas é baseado em pequenas palavras, que fazem o papel de moldá-las para mais tarde ganhar vida nas impressoras, concebidas pelo famoso Blender, um programa de código aberto que permite criar formas tridimensionais. Todas as criações de Veenvliet são licenciadas pela Creative Commons, ou seja, os bichos que são gerados não custam um vintém.

Após impressas, as criaturas são expostas da mesma forma que acontece com insetos, ou seja, em caixas com pregos fixados e uma camada de vidro por cima. Como o projeto é colaborativo, Veenvliet pede para que pessoas que gostem de suas criações, também façam algumas e comecem a dar nomes aos insetos tridimensionais impressos.

Se você se interessou por esta empreitada de criar alguns bichinhos que mais se parecem com fósseis de criaturas extintas, ou de outro planeta, visite o site Entoforms e baixe as criaturas de Veenvliet para começar a fazer as suas.


Via: BoingBoing

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares