16/06/2011 15h59 - Atualizado em 14/07/2011 06h41

Indiano é eletrocutado e morre ao usar telefone pirata

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

Algumas notícias, de tão incomuns, tem o poder de nos surpreender. Na indústria dos aparelhos celulares, por exemplo, são raros os casos de aparelhos que explodem, esquentam ou se danificam de tal modo que possa gerar lesões em seus usuários – quanto mais um caso letal. Porém, foi isso que aconteceu na no estado de Gujarat, na Índia. Um rapaz, de 25 anos de idade, chamado Dhanji Damor, comprou um celular pirata, daqueles feitos por empresas não-registradas, normalmente copiando os modelos vigentes e mais vendidos.

Celulares piratas (Foto: Arte: Ubergizmo)Celulares piratas (Foto: Arte: Ubergizmo)

Aconteceu o seguinte: ele colocou seu telefone para carregar. Depois disso, ao invés de esperar o telefone carregar para utilizá-lo, tentou fazer uma ligação com ele plugado na tomada. Em qualquer aparelho convencional, isso é uma prática segura e sem problemas. Contudo, no celular pirata de Dhanji, uma horripilante surpresa o aguardava. Ele foi eletrocutado. Os familiares, ao verem o rapaz caído, o levaram imediatamente ao hospital.

Os médicos nada puderam fazer, pois Dhanji já tinha morrido. O obituário apontava que o rapaz morreu eletrocutado. Esse acontecimento é um alerta, principalmente para as pessoas que compram produtos sem certificação à esmo, não pensando nos riscos que isso pode trazer à sua saúde e das pessoas em volta.

É preciso tomar cuidado e verificar ar procedência de todos os produtos que consumimos, para que não aconteçam mais problemas como esse no mundo.

Via: CrunchGear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Santos
    2011-09-07T14:00:26

    É exatamente como disse o Vinicius Barboza, isso é conversa fiada, sinceramente teria vergonha de reproduzir isso. Voce pode vir pingando do banho e pegar o celular que o maximo que vai acontecer é o seu celular parar de funcionar. Um carregador tem um conversor, assim como a bateria, ou seja, só aceitam correntes 1,6 mA o que é inofensivo para o ser humano. Em outras palavras, va pregar mentira na baixa da égua!

  • carlos aranha
    2011-09-07T11:48:09

    Nossa , eu nunca imaginei que pudesse ser eletrocutado desse jeito , eu sempre atendo ou faço ligações do meu celular com ele carregando , sem imaginar os perigos que isso pode nos oferecer.

  • Jonnathan Nascimento
    2011-06-17T18:25:04

    não sei se da pra morrer com um choque desse viu... soh se ele ficou la com as duas maos presas no celular por um bom tempo... todo mundo aqui ja sofreu um choque direto da tomada e pelo que vejo estão aqui comentando.... essa eh uma daquelas noticias que são divulgadas para pegar os menos informados, e fazer com que a população tenha medo e compre o que eles [a mafia dos produtos originais] querem.

  • Ula Jesus
    2011-06-17T08:59:54

    E o que falar das baterias de aparelhos originais q estouram sem motivos? ai colocam um texto pequeno comentando, e questão de horas, tiram do ar.

  • Pierre Soares
    2011-06-17T00:49:08

    Pelo que eu entendi o problema não foi com o celular e sim com seu carregador. Uma possibilidade seria que ao utilizá-lo enquanto carregava, o aparelho exigiu uma corrente maior que a corrente nominal suportada pelo carregador, de modo que o mesmo deve ter queimado algum componente gerando um curto-circuito do lado de alta com o de baixa tensão, e como a isolação do celular não é projetada para tensões da ordem fornecida pela rede, ele acabou sofrendo um choque. Lembrando que as fontes de celulares não são feitas com um circuito semelhante a um buck que chaveia a tensão da rede. Por isso são

  • Vinicius Barboza
    2011-06-17T00:37:56

    Eh impossível alguem morrer eletrocutado utilizando um celular!! Realmente o que importa para causar a morte por choque elétrico é a intensidade da corrente que percorre o corpo de uma pessoa. Vamos dizer que a tensão que sai do carregador seja de 5 volts, a máxima resistência do corpo humano é de 3000 Ohms, vamos fazer as contas: V = R*I ----> 5 = 3000*I -----> I = 1,6 mA A corrente de 1,6 mA contínua, pois o carregador converte a tensão alternada em contínua, não faz nem cosquinha. Em corrente alteranda, nesse valor, a pessoa sente, na máximo, um formigamento.

  • Dorly Filho
    2011-06-17T00:05:09

    Bom, uma coisa aprendi nos três anos que estudei no curso técnico de Mecatrônica. Na Lei de Ohm (I=V/R), quanto maior a voltagem, maior será a corrente. O que aconteceu no caso desse rapaz foi que o carregador não filtrou a corrente de 127V para adaptar aos 5V do aparelho. Assim, o choque tomado pelo rapaz foi o inteiro da tomada, que sem resistência pode ter até 3000Ohm. Se a tomada for de 220V a corrente se torna maior ainda, ainda mais sem resistência para diminuir a corrente. Uma pessoa com problemas no coração pode ter fibrilação cardíaca e morrer com essa descarga.

  • Antonio Mazucato
    2011-06-16T23:57:41

    Tá todo mundo falando abobrinha ,amperagem não mata ,caso fosse verdade milhares de mecânicos e motoristas morriam diariamente , a bateria de um veiculo descarrega até 500 amperes durante a partida ,se voce ficar segurando nos terminais não vai sentir nada ,enquanto a amperagem da vela de ignição é pouco mais de 2 amperes e a voltagem é em torno de 15000 volts ,então coloque a mão no teminal com o carro funcionando e verá oque acontece. Se informem gente, antes de comentar sobre as noticias da Globo,mas que é impossível morrer eletrocutado com o celular ,é , pode sim sofre queimaduras.

  • Khisten Lemos
    2011-06-16T23:46:00

    gente e mentira mesmo? pq meu celular e deste 1 da foto e e falso hj comprei o carregado por 15 reais tbm falso, fiquei meio tensa agora, que vcs acham e mentira mesmo? pq eu n entendo de volts. bjao a todos ai, boa noite.

  • Luis Scaccio
    2011-06-16T23:28:02

    kkkkk vcs acham que somos burros!? é impossivel alguem se eletrocutado assim, com um carregador de celular,,, rsrs....

  • Ítalo Silva
    2011-06-16T21:59:19

    Muita pessoas daqui faltaram as aulas de Física sobre Eletricidade... Já ouviram falar em Àmpere? =/

  • Eduardo Almeida
    2011-06-16T21:15:10

    O que mata é a amperagem, e não a voltagem, você pode vir a falecer com 5v, caso a amperagem seje alta, e pode ter danos mínimos com 220v caso a amperagem seja baixa.......

  • Jorge Santos
    2011-06-16T20:25:34

    Me desculpem, mas vcs são tudo ignorante, não importa a que tensão ele tomou, o que importa a quanto de corrente passou pelo corpo dele e se passou pelo coração que começa a se trefilar a partir de 9 a 20 miliamperes, tendo diferencial de potencial, alguma dúvida.

  • RAMILYO DIOGENES
    2011-06-16T20:21:30

    vai comprar o HiFone vai! kkkkk

  • Airton Jesus
    2011-06-16T19:58:06

    O povo esta "metendo o pau" no Techtudo em... O site esta sem moral

  • Isabel Dilly
    2011-06-16T19:35:39

    Capaz, isso é uma tremenda mentira, só pelo texto dessa notícia dá pra ver o português sendo massacrado.... o cara que escreveu este texto é um Zé Ruela bem ignorante....ninguém é eletrocutado, a não ser que o infeliz estivesse usando em 220V, com os pés descalços, molhados num piso cerâmico... E pra piorar teria que ter tocado no FIO desencapado, e não no telefone, pq a energia que entra no mesmo é praticamente voltada pra bateria, e depois sai 3,4V !!! Acho que a Globo deveria "filtar" melhor as notícias antes de divulgar tamanho absurdo.

  • Luiz Santos
    2011-06-16T19:35:04

    Isso é mentira gente. Os carregadores dos celulares convertem a corrente para 5Volts, ou seja, é praticamente impossivel uma pessoa morrer eletrocutada com um celular. Se fosse assim meus cachorros e meus sobrinhos estariam mortos. Porque ha varios celulares Chingling aqui e eles vivem mastigando o cabo do carregador. Enfim, alguem de alguma empresa grande pagou por essa noticia

  • Paulo Rezende
    2011-06-16T19:03:06

    Que notícia mais mentirosa... Como pode alguém morrer com um choque de 5 volts???? Ele pode sim ter morrido eletrocutado mas por outro aparelho ou ter enfiado a mão na tomada...rsrs

  • Roberto Morales
    2011-06-16T18:35:25

    Existem muitos casos de problemas eletricos com aparelhos , sendo eles made in china ou nao .. algum tempo atras existia um modelo de nokia que era usado no momento em que carregava , esquentava tanto que quase derretia a parte de traz .. e motorolas que a bateria explodia ou pegava fogo , tambem carregando .. mas tudo que vem da china NÃO POSSUI QUALIDADE , é mais provavel que tenha ainda mais casos como esse!

  • Leonardo Belens
    2011-06-16T17:57:23

    tom aí, oh! abaixo a pirataria.