Video game

16/06/2011 16h14 - Atualizado em 14/07/2011 06h41

Satoru Iwata explica a direção da rede online do Nintendo Wii U

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Depois de declarar que o Wii U terá uma rede online “mais próxima” de PSN e Xbox Live, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, explica porque o sistema que o novo console utilizará será muito superior ao que vemos atualmente. A empresa tem uma visão interessante, quase descompromissada, criando um “sistema mais flexível”, que permite que cada desenvolvedora tenha liberdade para fazer o que quiser com seus jogos enquanto seus jogadores estiverem online.

Controle do Wii U  (Foto: Divulgação)Controle do Wii U (Foto: Divulgação)

“O modelo de negócios passado da Nintendo já incluiu várias vezes esta ideia de uma estrutura online fixa e definida”, diz Iwata. “Então, acho que, continuando, a questão é realmente em que grau a Nintendo pode criar uma sistema mais flexível para seus consoles. E o que descobrimos até agora é que, ao discutir a estrutura online com diferentes desenvolvedores e distribuidores, as coisas que cada um quer fazer são na verdade bem diferentes.”

Dentro do novo posicionamento de criar uma experiência que seja atraente tanto para os jogadores casuais quanto para os hardcore, Iwata explica que a “nossa direção atual é como podemos satisfazer os desejos das third parties e criar um sistema que seja flexível o suficiente para possibilitá-las de fazer o tipo de coisa que quiserem fazer.” Promissor, não?

Club Nintendo (Foto: Divulgação)Club Nintendo (Foto: Divulgação)

O acessório Wii Speak, que embora fosse uma ideia interessante (um viva-voz em vez de um fone de ouvido), teve o suporte de pouquíssimos jogos e foi um fracasso. Mas a Nintendo pede o apoio de empresas para trabalhar em games que permitam chat por voz (VoIP), “mas o que não faremos é considerar isto um pré-requisito para todos os games, já que obviamente algumas desenvolvedoras não irão querer usar a tecnologia.” Vamos torcer para que seja feito de uma maneira mais simples e acessível.

Mesmo sem dar ainda detalhes concretos sobre seus planos online no Wii U, a Nintendo acredita que irá impressionar os jogadores no final. Mas a verdade é que o anúncio do Wii U deixou o mercado dividido e a sensação de “ame ou odeie” permeia a crítica especializada. Fique com uma última citação de Satoru Iwata e tire suas próprias conclusões:

“Quando você ouvir o que teremos para dizer, vai perceber que a Nintendo tem uma política de se adaptar às mudanças no ambiente de rede de uma forma flexível, em vez de se prender a um mecanismo rígido, ou talvez irá notar que encontramos maneiras de tirar vantagem destes tipos de recursos, como VoIP ou integração com redes sociais, onde nossos sistemas foram vistos como fracos no passado.”

Via Eurogamer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares