Sistemas Operacionais

01/06/2011 16h29 - Atualizado em 14/07/2011 06h44

Usuários de Android consomem mais dados que os outros

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

Mês após mês, temos visto que o Android, a plataforma móvel do Google, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de smartphones. Segundo levantamento feito pela Nielsen, empresa especializada em pesquisas de mercado, em abril de 2011, o Android respondia por 36% do mercado de smartphones nos Estados Unidos, ficando 10% à frente da Apple e 13% da RIM. Mas, segundo a empresa, o Android não lidera somente no quesito market share.

Ao analisar o tráfego de dados gerado pelos usuários de smartphones nos Estados Unidos, dividindo o consumo por categorias (que vão desde downloads de aplicativos, passando por vídeos, músicas e rádios online, dentre outros), a Nielsen concluiu que o Android também é líder absoluto em consumo de banda.

Segundo os dados publicados pela empresa, os usuários do Android consumiram, durante o mês de abril deste ano, uma média de 582 MB, enquanto os usuários do iOS consumiram 492 MB. Em terceiro lugar, aparece o WebOS, da HP, com 448 MB, seguido pelo Windows Phone 7, com 317 MB. Na lanterna dos maiores consumidores de dados, e bem distantes dos primeiros colocados, estão o Windows Mobile, que consumiu 174 MB e, com 127 MB consumidos, o RIM BlackBerry OS.

Tabela divulgada pela Nielsen (Foto: Divulgação)Tabela divulgada pela Nielsen (Foto: Divulgação)

Apesar de o estudo não deixar claro se o tráfego analisado engloba as tecnologias 3G e 4G, ou somente Wi-Fi, algumas questões podem explicar a diferença significativa entre os dois maiores consumidores de dados. A primeira dela diz respeito à imposição feita da Apple de que aplicativos maiores que 20 MB só podem ser baixados via Wi-Fi. Ainda há a questão de o Android fazer uso da Google Accounts do usuário e, para manter o gadget atualizado, realiza diversas trocas de informações com os servidores do Google.

Além disso, as atualizações do iOS sempre são feitas através do cabo USB, enquanto os usuários de Android podem baixar as atualizações do OS via Wi-Fi. Há, ainda, a questão do número de aplicativos para Android que, sendo free, acabam ganhando anúncios como forma de monetização, o que também gera mais tráfego de dados.

Todas essas informações só ratificam que o Android veio para ocupar, em vários aspectos, a liderança do mercado de smartphones. E tem feito isso muito bem.

Via: Mashable e GigaOM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares