Video game

15/06/2011 12h16 - Atualizado em 14/07/2011 06h42

Wii U não rodará discos Blu-ray, nem DVDs

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Uma má notícia para quem esperava poder assistir seu filme favorito no videogame novo, ou andando pela casa no controle-tablet: O Nintendo Wii U, apesar de reproduzir gráficos em alta definição, não rodará discos no formato Blu-ray, nem em DVDs. O sistema utilizará um disco óptico de alta densidade, com capacidade de armazenamento de 25gb, nos mesmos 12cm de diâmetro de Blu-rays… mas de fabricação própria, com um leitor incompatível com outros formatos. 

Wii U (Foto: Divulgação)Wii U (Foto: Divulgação)

Em conversa com investidores e analistas, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, confirmou a notícia: “O Wii U não possui capacidade de playback para DVDs ou discos Blu-ray. A razão pela qual tomamos esta decisão é que sentimos que pessoas suficientes já possuem aparelhos que são capazes de reproduzir DVDs e Blu-ray, o que apóia a redução do custo envolvido em construir esta funcionalidade no Wii U, por causa das patentes relacionadas a estas tecnologias.” 

Criado em parceria da Sony com a Panasonic, o Blu-ray é a mídia padrão do PlayStation 3. Se fosse realmente utilizado pela Nintendo, a empresa teria que pagar royalties à Sony, o que poderia encarecer o produto ou diminuir sua margem de lucro. Curiosamente, o Wii tem como mídia padrão o DVD – incluindo os de camada dupla, que o Xbox 360 utiliza – mas já não apresenta reprodução de filmes em DVD, apesar de inúmeras tentativas de hackers e modders. 

Embora esta incompatibilidade seja justificável, e ainda seja cedo para criticar sua versão final, para um console que se diz tão integrado com a televisão e com a vida doméstica dos seus usuários, o Wii U pode deixar a desejar em diversos aspectos. 

Via Kotaku

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Airton Souza
    2011-06-15T12:39:08

    Perfeito, nunca fui de assistir a mídias de filmes em video games mesmo, e que essa seja uma boa jogada da nintendo realmente a redução do custo desta plataforma e anti-pirataria. Mas espero que haja a capacidade de comprar filmes online e assisti-los no console. Seria Show de Bola!