27/07/2011 15h58 - Atualizado em 27/07/2011 15h58

Brasil conquista primeiro ouro da história na Olimpíada Internacional de Informática

Allan Melo
por
Da redação

Nesta terça-feira (26) o estudante brasileiro Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza, da Universidade Federal de Campina Grande, conquistou a primeira medalha de ouro do país na Olimpíada Internacional de Informática (IOI). A entrega da medalha será feita no próximo dia 28 durante a festa de encerramento da 23º edição da IOI, que acontece este ano na Tailândia.

Felipe Abella trouxe o primeiro ouro brasileiro da competição (Foto: Divulgação)Felipe Abella trouxe o primeiro ouro
brasileiro da competição (Foto:
Divulgação)

Nos dois dias de provas, os participantes tiveram que resolver, sozinhos, quatro problemas computacionais (relacionados essencialmente a algorítmos) em até cinco horas. Para isso, cada estudante precisava criar aplicativos em C, C++ ou Pascal sem a ajuda de ninguém, e no final cada programa era testado e avaliado pelas respostas corretas que davam.

Felipe Abella conquistou 598 pontos de 600 pontos máximos das Olimpíadas, ficando em 3º lugar no ranking geral, o que garantiu ao estudante a medalha de ouro. Acima dele há apenas outros dois estudantes, da Bielorrúsia e da China.

Além do ouro, os outros três integrantes da delegação brasileira também trarão outras três medalhas de bronze para o país. São eles: Caíque Lira (Colégio Farias Brito/Fortaleza), com 327 pontos; Renato Pinto Junior (Colégio Objetivo/São Paulo), com 365 pontos; e Marcos Kawakami (Colégio Etapa/São Paulo), com 360 pontos - todos selecionados pelos seus desempenhos na última Olimpíada Brasileira de Informática.

Com o somatório de pontos, os brasileiros conquistaram uma colocação à frente de países como Inglaterra, França, Canadá, Alemanha, Espanha e Argentina. Saiba mais sobre o evento no site oficial do IOI 2011, em http://www.ioi2011.or.th.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gilda Taveira
    2011-07-28T16:12:35

    Parabéns Felipe. O Brasil e os brasileiros se orgulham de vc. Estou doida pra ver as questões. Seja Feliz e que Deus te ilumine e te guie SEMPRE. Gilda - RJ

  • Natali Silverio
    2011-07-28T13:43:17

    Movam esta notícia para primeira página do G1 POR GENTILEZA!

  • Vitor Anjos
    2011-07-28T10:03:01

    PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS E MAIS PARABÉNS!!!!!!!!! COMO É BOM SER BRASILEIRO E SE DEPARAR COM UMA NOTÍCIA ASSIM!!!!!! DEVIAM DAR DESTAQUE MAIOR PARA OS GRANDES (DE FATO!) BRASILEIROS ASSIM PARA CRIAR UMA AUTO-ESTIMA EM NÓS!!! É MUITO BOM DAR PARABÉNS A UM BRASILEIRO QUE, COM AS DIFICULDADES QUE TEM E ENCONTRA, MAS PASSA POR CIMA E CONQUISTA UM OURO!!!! P A R A B É N S M A I S U M A V E Z ! ! ! !

  • Viviane Carvalho
    2011-07-28T09:55:05

    Parabéns a ele e a toda família também. Que vc tenha ainda mais sucesso a partir de seus conhecimentos, mas não esqueça nunca a humildade.

  • Rafael Silva
    2011-07-28T08:54:12

    Parabens Felipe!!!

  • Edgar Castro
    2011-07-28T00:36:01

    Pena que o governo não incentiva. Mais um exportado.

  • Juvenil Paula
    2011-07-28T00:18:13

    Parabéns ao participante todos são vencedores..é disso que nosso país precisa..

  • Solange Kehl
    2011-07-27T21:32:43

    parabéns a esse rapaz, espero que ele seja reconhecido pelo pais, pela sua conquista.

  • Daniel Abella
    2011-07-27T21:00:45

    Pessoal, o contato dele é felipe.abella@gmail.com

  • Adriano Barbosa
    2011-07-27T20:19:45

    O Felipe foi Aluno do Colégio GEO ( SISTEMA DE ENSINO GEO) em João Pessoa/PB, lá no colégio vcs terão mais informações sobre ele! Inclusive ele ficou em segundo lugar MUNDIAL 2009/20010 na olimpíada em Vancouver no Canadá

  • Ivone Meneguella
    2011-07-28T00:12:32

    Assim, além de paisagem, carnaval e muita bunda, o Brasil se impõe para que o reconheçam como GRANDES CABEÇAS. Parabéns aos estudantes ganhadores.

  • Mayra Moreira
    2011-07-27T23:15:58

    Parabéns Felipe por ter conseguido seu objetivo. Estendo também meus parabéns aos seus pais, que devem estar orgulhosos por ter um filho de seu quilate. Me orgulho em ser NORDESTINA!!!

  • Alexandre Lira
    2011-07-27T22:07:34

    Boaa!!! Mais um Orgulho pro Nordeste Lindo desse Brasilsao!

  • Maria Almeida
    2011-07-27T22:07:25

    São jovens assim que nos dão força para continuar na difícil tarefa de educar. Parabéns, garoto! Fico feliz por você.

  • Rosi Vieira
    2011-07-27T22:06:29

    Felipe Abelha, eu já estava pensando se o pessoal preconceituoso do "sul" do Brasil ia engolir essa de um reles nordestino desbancar um monte de gente. Não sei se ele tem genes nordestinos, mas espero que sim.

  • Ze Ruela
    2011-07-27T21:48:41

    Ele começo muito cedo com informática. Veja que em 2005 ele já ajudava o pessoal com linux. Ou seja, na epoca ele so tinha 12 anos. Parabens Felipão. Orgulha nosso país e o nordeste brasileiro. http://www.vivaolinux.com.br/~FelipeAbella

  • Alan Paulino
    2011-07-27T18:57:25

    Alguém tem o contado de Felipe Abella ou com quem poderíamos gravar uma matéria?

  • Daniel Abella
    2011-07-27T18:38:28

    Parabéns, Felipe! Você é o cara :D

  • Daniel Abella
    2011-07-27T18:37:39

    Felipe AbeLLA é de João Pessoa (Capital), porém estuda Bacharelado em Ciências da Computação na UFCG, em Capina Grande, cerca de 120km da Capital.

  • Alan Paulino
    2011-07-27T18:28:35

    O Felipe Abelha é de Campina Grande mesmo ou só estuda na UFCG?

  • Carlos Anderson
    2011-07-27T18:18:12

    Como sempre os melhores alunos do Brasil sao do Nordeste. Imagina se eles tivessem a estrutura que os Sudestinos tem! Parabens!

  • Allan Melo
    2011-07-27T17:44:05

    Olá Paulo. Você pode saber mais sobre as provas aqui: http://www.ioi2011.or.th/rules . Abraços

  • Sergio Arifa
    2011-07-28T12:11:19  

    Parabéns Jovem! Mas se você fosse paulista ou carioca a matéria teria o seguinte título: "Aluno de São Paulo/Rio conquista a primeira medalha de ouro para o Brasil". Com essa imprensa bairrista, que só enxerga o eixo Rio-São Paulo e os ignorantes que acham que só o sudeste produz tecnologia e coisas boas, nosso país nunca vai ser desenvolvido.

    recentes

    populares

    • Sergio Arifa
      2011-07-28T12:11:19  

      true