TechTudo

15/07/2011 16h28 - Atualizado em 01/06/2012 19h40

Comparamos a Internet do Brasil com a do Japão; qual será a mais rápida?

Ranieri Santos
por
Para o TechTudo

Após passar um bom tempo pesquisando sobre aquele CD raríssimo da sua banda preferida, finalmente após encontrá-lo você clica no link e percebe o tempo necessário para o download terminar... é de perder a vontade, né? Se você estivesse no Japão, antes mesmo de você ver o tempo restante para o download terminar, o álbum já teria sido baixado por completo em sua máquina.

Teste agora sua conexão

Pois é... e se você acha os CDs são um exemplo pequeno, saiba que lá as coisas funcionam assim também com vídeos em alta definição. Mas ao contrário de nós, que temos que fazer download desses filmes, eles o assistem por streamming, ou seja, sem nem sequer precisar baixá-lo para o computador. Por isso decidimos comparar a Internet do Japão com a do Brasil e descobrimos que as diferenças vão muito além da velocidade. Acompanhe!

Sua internet possui 1Gbps?

Não sabe ainda o que é um Gbps? Fique tranquilo pois ninguém aqui no Brasil conhece também (ao menos na prática). Os “bps” (de 'bits por segundo') indicam a velocidade com que a sua conexão é capaz de trafegar dados. Um usuário de conexão discada pelo telefone, por exemplo, possui uma conexão de 56Kbps - isso quer dizer que ele será capaz de trafegar 56 kilobits por segundo.

Referência Equivalente
1 Terabit (Tbps) 1000 Gbps
1 Gibabit (Gbps) 1000 Mbps
1 Megabit (Mbps)
Velocidade média
ofertada no Brasil
1000 Kbps
1 Kilobit (Kbps) 1000 bps

Que tal agora conhecer a sua própria velocidade de conexão?

• Acesse o nosso Velocímetro
• Clique em “iniciar teste”

Acima de “sua velocidade atual” aparecerá o número em Kbps da sua conexão com a internet.

No Brasil, a velocidade das conexões varia muito, já que o público é igualmente diverso. Ainda existem usuários que utilizam a conexão de 56 kpbs discada, mas também há alguns usuários mais avançados com conexões de até 10 Mbps - tida aqui, até então, como de altíssima velocidade.

Já na terra do sol nascente...

Pasmem, mas as conexões dos nossos amigos do outro lado do mundo podem atingir até 1 Gpbs. Os jogos que você baixa na internet e demoram cerca de duas horas para terminar, lá demoram apenas meio minuto!

As conexões japonesas atingem estes números graças a sua rede de internet via fibra ótica, que garante uma melhor velocidade na conexão - tanto para download quanto para o upload -, be, como mais estabilidade no sinal.

Legenda: No Japão, a grande malha de fibra óptica instalada permite acesso instantâneo a filmes, games e serviços (Foto: Divulgação)No Japão, a grande malha de fibra óptica instalada permite acesso instantâneo a filmes, games e serviços (Foto: Divulgação)

Quanto você paga pela sua internet?

Os serviços de internet no Brasil geralmente ofertam conexões de 1 à 8 Mpbs de velocidade, que convenhamos, são inexpressivos se compararmos com o Japão, que pode ter conexões quase mil vezes mais rápidas. Mas será que essa diferença de velocidade também se aplica ao preço?

O preço médio por conexão de internet aqui no Brasil varia entre R$ 40 e R$100,00 por mês. Se as conexões japonesas são até mil vezes mais rápidas que as brasileiras, então devem custar em média R$70.000 mensais, não? Errado! Uma conexão de fibra ótica no Japão custa, em média, R$100 por mês (sim, o valor já está em reais).

Se seguirmos a lógica dos três zeros de diferença, verificamos que, comparando com os R$ 100 pagos pelos japoneses, deveríamos pagar apenas 10 centavos por mês pela nossa conexão com a internet. Só que aqui não é Japão...

Mas imagine: com o mesmo preço pago aqui no Brasil, os japoneses possuem conexões com velocidades muito superiores às nossas. Então em quantos segundos um programa da Globo Vídeos deve ser carregado no Japão? Em quantos minutos um DVD pode ser baixado no Japão? Em quantas horas todo o backup da sua empresa pode ser copiado no Japão?

Sobre as perguntas, as horas com certeza levarão minutos, os minutos levarão segundos, e os segundos não levarão nem isso. Veja um exemplo prático de um usuário que mora por lá:

 

Para os saudosistas de plantão, reflitam um pouco sobre como era a conexão de internet no Brasil há 10 ou 15 anos, e os grandes avanços que ela sofreu até hoje, tanto em qualidade quanto em velocidade.

Com base nisso, até podemos demorar, mas sabemos que algum dia uma velocidade dessas será possível em nossas casas, e que com certeza algum dia teremos velocidades próximas. Só talvez nunca maior que a do Japão.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Alexandro Takahashi
    2013-03-04T07:49:22

    moro no japao, para fazer um contrato de internet por 2 anos de 1 terabait tem promocao ganha um vale compra no valor 800 reais a mensalidade e fica na faixa de 50 reais por mes

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Santos
    2011-07-18T12:23:24

    Eu acredito que a tendência da Intenet no Brasil é melhorar tanto no quesito custo quanto na velocidade, antigamente havia um monopólio de uma empresa que todos sabem, mas agora há outras empresas investindo pesado nesse mercado incluindo as empresas de telefonia móvel, sendo assim aumenta a concorrência e força as empresas a oferecer serviços de melhor qualidade e velocidade também.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eluiza Siqueira
    2011-07-17T12:59:29

    É inacreditavel a estupidez dos nossos governantes, acho que nenhum deles frequentou uma aula de matemática na vida. São juros absurdos para tudo, celular, computadores, video games, jogos, internet, e por ai vai; se tivesse alguem com o minimo de inteligencia eles iria entender, que se uma coisa é muito cara, NINGUEM COMPRA, facilitando assim a pirataria, se pelo menos um neuronio da porcaria da Dilma Rousseff funcionasse, ela saberia que quando você diminui os preços, o produto se torna mais acessivel e a grande massa da população iria poder aproveitar, fazendo assim a taxa de lucro maior.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ana Oliveira
    2011-07-17T11:31:01

    http://www.conexaominicom.mc.gov.br/index.php/materias-especiais/36-materias-especiais/68-projeto-financiado-pelo-funttel-ampliara-a-capacidade-de-transmissao-de-dados-na-internet

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Humberto Hayashi
    2011-07-17T06:24:18

    Na pratica um vídeo do site da globo demora pakas para carregar aqui do Japão (conexão de fibra óptica 200Mbps). Não sei se é a distancia, ou o servidor da globo que não aguenta.... O video deveria mostrar outra coisa, por exemplo consigo baixar o driver mais recente do site da nvidia , que tem cerca de 80Mb, em uns 3 ou 4 segundos, realmente é tão rápido que as vezes fica a duvida se o arquivo veio mesmo....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yamamoto Kazuhiro
    2011-07-17T05:13:13

    Daniel, nw tem equivoco na materia, eu moro no Japao... e eu uso a internet da KDDI, ja usei a da NTT tb, e alem de ser muito lenta, e muito mais caro, eu pagava proveedor + internet em torno de 120 reais por mes.... agra uso a KDDI, e os primeiros 6 meses foram de graca, a partir de 7mo mes, eu pago cad 2 meses, em torno de 80 reias por mes ( 3980 ien) nw sei si peguei alguma promocao ou coisa assim, mais agra tem muito planos , muito baratos p usar internet aqui no JP.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alessandro
    2011-07-19T21:02:40

    Holly shit! Eu também uso o transmission, que por sinal é um monstro, e eu aqui feliz com 1.6mb/s de DOWNLOAD! kkkkkkkkkkk! O cara ta conseguindo mais de 1GB só de UP, imagina o down! Realmente estamos muitooo longe de uma Net de boa qualidade.. No caso do japão eu vejo futuro para a cloud computing, mas aqui no Brasil, enquanto tivermos com esses links vai ser difícil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Ferreira
    2011-07-19T20:33:48

    Acredito que a tendência é só melhorar, eu fui monopolizado pela Telefônica durante 6 longos anos, mas graças a Deus essa empresa não faz mais parte da minha vida, agora assino Virtua 20mega pago nela R$ 99,00, se estou feliz, claro que estou, porque é o que tem para a gente hoje aqui no Brasil. Mas sinceramente, não troco meu maravilhoso país para morar lá no Japão.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Akio
    2011-07-19T19:54:27

    Moro no Japan,há 12 anos e tudo aqui é barato e rápido. Nosso padrão de vida é alto. Com um mês de salário,dá para eu comprar um bom carro usado. O custo de vida é caro se comparado ao Brasil,mas se vc trampa aqui,o seu salário tbm é alto e vc pode se dar ao luxo como os americanos e europeus. A internet ,assim como a vida aqui é reflexo do povo organizado e educado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Pinto
    2011-07-18T13:48:20

    Aqui em Santos temos internet de 100mb. E custa uns 80-100 reais, já já a gente chega lá. O Japão é um exemplo no mundo, não só p o brasil. Nem EUA, nem Europa tem 1gb ainda. (Salvo os escritórios ao redor do prédio do google).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • daniel itaya
    2011-07-17T04:16:20

    bom dia .esta havendo um grande equivoco nesta materia!!!!!!!!!!!!!!!!!! pois com 100 reais vc não usufrui da internet no japão. vou explicar o porque ..só o provedor de internet custa em torno de 60 reais a mais barata e a mais cara a custo de 120 reais. mais no japão só pagando provedor você não tem acesso a internet. terá que pagar um plano para agência telefonica (ntt) o custo varia dependendo o tipo do imovél. o mais barato custa em torno de 80 reais e o mais caro a 200 reais .. se a duvida persistir procure pelo site da telefonia japonesa NTT higashi nihon..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kaleb Silva
    2011-07-17T02:08:44

    Amigo autor, na verdade a grandeza para se converter bps (unidade de medida de transferência de dados) em velocidade é 1000 e não 1024, portanto 1000kbps é 1Mbps e assim por diante.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Igarashi
    2011-07-17T00:49:01

    Com certeza um absurdo o q acontece no Brasil, moro ha anos no Japao e o q mais sinto falta qdo estou no brasil e de uma internet de qualidade, isso sem dizer que na hr de fazer planos aqui no japao vc leva de graca um computador ou notebook!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Santos
    2011-07-16T23:48:22

    É um absurdo mesmo de como a diferença de velocidade é enorme. Eu pago R$ 49,90 para ter uns míseros 2 mb.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Patrícia Shiga
    2011-07-16T23:31:06

    Realmente a diferença de velocidade entre Japão e Brasil é gritante. Fora o preço... Somos otários mesmo, pois pagamos um preço absurdo por um servicinho de m...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Márcio Tav
    2011-07-16T22:47:22

    A situação de um país é o reflexo do povo que reside nele. Brasil, um país de otários.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucio Rubira
    2011-07-16T20:06:39

    Testei 3 vezes em poucos segundos e os resultados foram todos diferentes. Primeiro foi 492 kbpps depois 889 kbps e finalmente 1012 kbps. Recomendo usar o Speedtest quem tem resultados mais consistente e estáveis. http://www.speedtest.net/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Manoel Neto
    2011-07-16T18:02:30

    Rogério, há maiores chances de você está sendo roubado pelo seu provedor de internet do que o site está errado. Os provedores vendem uma velocidade X de internet, mas nunca é realmente essa. Eles alegam que há interferências físicas, e que depénde do horário. Isso é errado, mas acontece. O cliente tem que ter 100% da conecção que paga, mas, na prática não é assim. Outra coisa, o site de medição deixa claro "- Feche as transferências que estiverem ocorrendo. - Teste baseado na velocidade média de tráfego atual."

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Pereira
    2011-07-16T17:45:08

    500kbps 80 reais :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogério Silveira
    2011-07-16T17:10:09

    Sempre tivemos matérias boas, mas esta acredito estar errada pois tenho 100M em fibra que não foi falada aqui. O site para medição está errado ou eu estou sendo roubado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • ANDERSON RODRIGUES
    2011-07-18T23:37:21   , respondido respondido 2013-10-01T09:52:51

    Cara, muito incorreta essa tabela de comparação das velocidades. O computador é um sistema binário e trabalha em potências de dois. Dessa forma temos que: 8bits = 1byte 1024bytes = 1 Kilobyte 1024kilobytes = 1megabyte 1024megabytes = 1Gigabyte 1024 Gigabytes = 1 Terabyte 1024Terabytes = 1 Petabyte.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • ANDERSON RODRIGUES
      2011-07-18T23:37:21   , respondido respondido 2013-10-01T09:52:51

      Que bom que há algumas pessoas aqui que entendem, que tudo que gira em torno do computador e medido sob o sistema binário... Esses estagiários da Globo... >.<

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário