Notebook

14/07/2011 14h35 - Atualizado em 15/07/2011 14h03

Conceito de notebook usa hidrogênio da água para recarregar a bateria

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Inspirado na capacidade de absorção da água que o bambu tem, um designer resolveu criar um conceito de notebook que tem sua bateria carregada apenas com o hidrogênio da água e luz solar, o Plantbook.

Plantbook (Foto: Divulgação)Plantbook (Foto: Divulgação)

A idea é de quase fazer uma fotossíntese em um notebook com o nome de Plantbook, já que o designer, na verdade uma dupla chamada Seunggl Baek e Hyerim Kim, resolveu criar um método em que água é absorvida por um tanque dentro da bateria e então lá dentro é gerada a eletrólise utilizando a energia acumulada no painel solar que existe na parte superior do conjunto.

Todo o processo da geração de energia acontece utilizando as dois átomos de hidrogênio que existem na água, liberando o oxigênio logo depois, da mesma forma que as plantas fazem para produzir alimento e gerar oxigênio.

Para carregar o notebook, basta deixar o tubo, que é a própria bateria, em um reservatório qualquer de água, como um copo, que todo o processo de geração de energia vai se realizando, de uma maneira extremamente ecológica, já que não há agressão nenhuma para a natureza. Além disso, enquanto carrega a bateria, ela vai eliminando o oxigênio não utilizado na geração da energia. Para avisar se você já pode utilizar a bateria novamente, há uma alça feita de silicone e com formato de uma planta com LEDs dentro. Quando ela estiver acesa, basta retirar da água e colocar no computador e usar.

A ideia é incrível e poderia ser utilizada em larga escala, a natureza agradece, e muito.

Via: Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Junior
    2011-07-15T22:57:12

    O cara que escreveu essa materia ddvia trabalhar na secao de culinaria. nao entende nada de eletricidade, de fotossintese, e nao conseguiu reprodizir uma materia ja escrita!!! so copiando receita.

  • Silvio Reis
    2011-07-16T15:27:01

    Ai Sim... Ja vou reservar 1. Excelente idéia. Abraço a todos e segue ai galera: @silvio1985

  • Camila Goulart
    2011-07-16T10:32:48

    Fico maravilhada com as ideias criativas e sustentáveis. Vamos adiante.

  • Sérgio Figueiredo
    2011-07-15T20:22:58

    Esse painel solar trabalha para a eletrólise da água desperdiçar a energia que captou. Além disso, o H+, ainda necessita de uma célula recoberta de platina, para promover uma nova reação com o oxigênio, novamente formar água e doar um eletronzinho para fazer funcionar o aparelho. Gostaria de saber se o designer do aparelho já descobriu como efetuar a fotossíntese, comentada no artigo, sem uso de clorofila, para indicá-lo para o próximo prêmio Nobel de química, pois muitos cientistas importantes do mundo estão tentando e ainda não conseguiram nada tão mágico.

  • Nelio Bastos
    2011-07-15T15:36:39

    Ops, Só esclarecendo... os dois sinais de menos do íon O- - saíram grudados...

  • Nelio Bastos
    2011-07-15T15:34:06

    Eduardo, De fato o processo de eletrólise demanda consumo de energia para "quebrar" as moléculas. No caso, estamos falando da quebra de 2 moléculas de água (H2O), gerando 4 íons H+ e 2 O--, que se recombinam em 2 moléculas de hidrogênio (H2) e 1 de oxigênio (O2), como é visto até no segundo grau. O que pode ter ocorrido é que encontraram alguma forma de capturar os íons H+ da eletrólise antes que eles se recombinem em H2, e o produto resultante participe de alguma cadeia eletroquímica mais complexa. De qualquer forma, tive a mesma impressão que você.

  • Nelio Bastos
    2011-07-15T15:09:55

    Vinícius e Lucas, O "idiota" aqui tem graduação em Física e Engenharia, e se eu não souber ao menos a diferença entre uma molécula e um átomo (coisa que os Srs parecem ter esquecido, ou não aprenderam), eu rasgo meus diplomas. O que me irrita de sobremaneira é que hoje, principalmente na imprensa, escreve-se muita besteira sem revisão alguma, e as pessoas aceitam isso de forma passiva sem questionar, sem criticar, sem pensar naquilo que lêem. Um veículo como este deve zelar pela qualidade da informação que posta, para não deseducar ou transmitir conceitos errôneos!

  • Rain Mad
    2011-07-15T15:07:10

    quero um desses alguem sabe?

  • Eduardo Borges
    2011-07-15T12:19:54

    Aparte dos comentarios de moleculas e atomos... vai uma pergunta para os espertinhos de plantao... Porque a energia gerada pelo painel de energia solar nao vai direto para a bateria? Eu tinha entendido que a energia gasta pelo processo de eletrolise e maior do que a energia produzida pelo hidrogenio separado pelo processso, ou seja existe um desperdicio de energia somente para aparecer bonitinho gerando energia com agua... Alguem ai manja bastante do assunto e pode comentar?

  • Vinicius Lima
    2011-07-15T11:58:33

    Os dois "idiotas" não estão certos, pq criticar uma matéria pq o jornalista trocou átomo por molécula é forçar a barra, sobretudo por chamar o jornalista de incompetente. Como disse o cidadão abaixo, antes de criticar, leia e semeie educação, não só educação escolar, mas a educação que vem de casa.

  • Luiz Lievorefabris
    2011-07-15T11:25:47

    aqueles dois ''idiotas'' estão certos, a pessoa q escreveu o artigo cometeu um equívoco, o certo seria dois ÁTOMOS de hidrogênio e não duas moléculas.

  • David Oliveira
    2011-07-15T11:24:31

    Gente UMA molécula de água é formada por dois ÁTOMOS de hidrogênio e UM átomo de oxigênio. H2O. O jornalista errou ao dizer duas moléculas, quando na verdade o correto seria dizer dois átomos. Mas esse pequeno erro não tira o mérito da matéria. Outra coisa, aos senhores arrogantes de plantão, por favor pesquisem antes, e se souber a respostas compartilhem. Criticar é muito fácil, isso qualquer idiota faz, o difícil é passar o conhecimento. Semeemos educação e assim colheremos uma nação melhor.

  • Matheus Santos
    2011-07-15T11:20:17

    ops so corrigindo oxigenio por hidrogenio merd de teclado abs.

  • Matheus Santos
    2011-07-15T11:18:59

    krl? a água nao tem duas moleculas de oxigenio lol wtf bbQ? o pnc q disse isso precisa estuda mais asuhaushasuhaussh'

  • Lucas Teles
    2011-07-15T10:50:42

    Agora são dois IDIOTAS!!!!! Acho que eles nunca tiveram aula de química!!!!!!!! KKKKKKKK

  • Lucas Teles
    2011-07-15T10:45:03

    Amigo, claro que a água tem duas moléculas de Hidrogênio. Que planeta você vive?????

  • Vinicius Lima
    2011-07-15T10:44:00

    Hã???? O que esse bossal falou aí em baixo? HAHAHAHAHA Querido Nélio, antes de criticar alguém, dá uma fuçada pelo menos no Google... O dia que a água não tiver dois hidrogênios, eu virarei Papai Noel. H2O Não te lembra nada?

  • Matheus Henrique
    2011-07-15T10:41:49

    "Todo o processo da geração de energia acontece utilizando as duas moléculas de hidrogênio que existem na água." DE ONDE ESTE JORNALISTA TIROU ISSO? ELE DEVE TER FUGIDO DAS AULAS DE QUÍMICA!!

  • Nelio Bastos
    2011-07-15T10:20:56

    Eu lí direito??? A ÁGUA POSSUI DUAS MOLÉCULAS DE HIDROGÊNIO????? Quem foi o Gênio de jornalista a escrever um absurdo destes? Volta para o colegial e estude química e exatas, ou então vá cobrir alguma seção de moda, pois só assim um tamanho absurdo passará desapercebido. E isso em uma cobertura de tecnologia... Lamentável!