Impressora 3D

06/07/2011 15h06 - Atualizado em 26/06/2014 14h43

Desenhe e imprima chocolates com uma impressora 3D

Daniele Monteiro
por
Para o TechTudo

Impressoras 3D são a nova moda do mercado, especialmente para quem trabalha na indústria e precisa montar o protótipo de uma peça sem precisar manufaturá-la. Agora, já imaginaram uma impressora 3D que imprime objetos de chocolate? Esse é um sonho de qualquer chocólatra! Este é um projeto real da Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC) da Inglaterra.

Impressora 3D que imprime chocolate (Foto: Divulgação)Impressora 3D de chocolate (Foto: Divulgação)

Uma impressora 3D "imprime" colocando camadas do material, que normalmente é resina, sob uma superfície. Já o chocolate é um material que exige um maior desafio, pois é necessário muita precisão para esquentá-lo e esfriá-lo. Caso contrário, a peça derrete e é totalmente perdida. Dessa forma, os cientistas tiveram que trabalhar com um sistema diferenciado para aquecer o material.

Segundo o Professor Liang Hao, o chocolate foi escolhido para mostrar como a sua pesquisa com a impressora pode funcionar com materiais diferentes da tradicional resina, além disso, o chocolate foi escolhido por ser um produto muito barato e disponível em todo o mundo. E obviamente, a melhor parte desse material é que os pesquisadores podem comer a peça depois de finalizada.

O objetivo secundário da pesquisa foi mostrar que novos produtos podem ser impressos como jóias, itens domésticos e os mais variados produtos. Não há previsão dessa impressora 3D estar disponível nas fábricas de chocolate. E você caro leitor, teria uma impressora que imprime chocolate no formato que você quiser?

Via Science Daily

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares