Internet

08/07/2011 17h17 - Atualizado em 19/03/2012 17h46

Google Maps para Android permite baixar os mapas para ver offline

Daniele Monteiro
por
Para o TechTudo

O Google Maps recebeu uma nova funcionalidade para aparelhos Android. A partir de agora, você pode baixar os mapas do serviço e vê-los offline em qualquer dispositivo. 

Google Maps para Android (Foto: Divulgação)Google Maps para Android (Foto: Divulgação)

Para isso, você precisa acessar a seção de Labs do aplicativo e ativar a opção “Enable the Download Map Area”. Dessa maneira, para salvar o mapa de uma região, basta selecioná-la e seguir as instruções de download.

O Google Maps baixa áreas com até 10 milhas de raio (cerca de 16 kilômetros). Ou seja, dá para armanezar os mapas de boa parte da cidade de São Paulo ou do Rio de Janeiro para consultar a qualquer hora, sem necessidade de internet.

Para evitar que os mapas encham a memória do seu Android, o Google resolveu disponibilizar um mapa vetorizado, em vez de um arquivo bitmap, que seria muito mais pesado. Mas ainda há melhorias a serem feitas, como possibilitar a busca por ruas e ver o trânsito de um mapa já baixado. Além disso, o serviço de GPS ainda precisa de novas funções offline, como permitir o traço de rotas e indicar a que distância o usuário está do seu destino.

Por enquanto, os usuário de iPhone não terão acesso à melhoria, pois os mapas exibidos no iOS são imagens, o que ocuparia um espaço interno muito grande. O Google ainda não deu uma previsão de quando essas funções estarão disponíveis no iOS e em outros sistemas operacionais.

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares