Internet

11/07/2011 14h15 - Atualizado em 14/07/2011 06h37

Google retira domínios co.cc dos resultados das buscas

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

Com a intenção de garantir a segurança de seus usuários conta malwares, spam e phishing, o Google removeu, dos resultados de pesquisa, mais de 11 milhões de sites cuja terminação era co.cc.

Nova interface do Google (Foto: Divulgação)Nova interface do Google (Foto: Divulgação)

Sempre com o objetivo de oferecer os melhores resultados de pesquisa, o Google vem aperfeiçoando o algoritmo de pesquisa para dar, aos usuários, a melhor experiência possível ao realizar uma busca. Mas a empresa não está preocupada somente com isso.

Por considerar potencialmente perigosos aos usuários do Google Search e para dar uma maior segurança para quem faz uso do mecanismo de pesquisa da empresa, o Google decidiu remover, dos resultados de busca, mais de 11 milhões de subdomínios cuja terminação é co.cc.

Pertencente a uma empresa coreana que disponibiliza os subdomínios gratuitamente, o co.cc é oferecido de forma que qualquer pessoa possa criar o seu próprio domínio na internet, mas, por ser gratuito, tem sido utilizado em larga escala por usuários cujos objetivos são disseminar pragas virtuais.

Mesmo que a intenção de proteger os seus usuários seja a melhor possível, certamente a atitude do Google não será vista com bons olhos por muitos. Tratando-se do maior buscador de internet mundial, este tipo de atitude poderá vir a ser interpretada como um abuso ao definir, por seu livre critério, quais sites podem ou não aparecer no mecanismo de pesquisa.

Com o bloqueio realizado pela gigante das buscas, é provável que os disseminadores de pragas procurem outros hosts gratuitos para hospedar as suas armadilhas. Caso o Google decida seguir com esta guerra, veremos, muito em breve, outros serviços de hospedagem gratuita sendo retirados do mecanismo de pesquisa da empresa de Mountain View, além do bloqueio de domínios com a terminação .ru, mundialmente conhecidos pela propagação de vírus e spam.

Via: ExtremeTech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Cruz
    2012-11-14T23:32:37

    Na verdade amigo, isso é o simples efeito da dependência que todo o mundo deixou acontecer, acomodando-se com um único motor de busca, o monopólio Google na verdade está abrindo espaço para o ADWords e outros serviços, essa ação foi tomada levando apenas o próprio interesse do Google em consideração, o que antes sites normais não pagos poderiam chegar a ser, agora apenas serviços pagos serão beneficiados. Completando, o site CO.CC está fora do ar, creio que eles não tiveram escolha depois de o maior motor de busca retira-los do mercado.

  • Queridinhozinho
    2011-10-08T02:58:03

    Não é justo penalizarem usuários honestos por causa de meia dúzia de spammers! Devemos entrar em contato com associações de defesa do consumidor dos EUA para metermos um baita processo em cima do Google! Eles que arranjem meios mais eficientes e justos de combater spam, malware e phishing!