12/07/2011 11h56 - Atualizado em 14/07/2011 06h37

Ilusão de ótica deixa as pessoas mais feias

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Um estudante desenvolveu uma técnica simples de ilusão de ótica, que produz um resultado que pode impressionar até aos mais céticos. A técnica se chama Flashed Face Distortion Effect, ou Efeito de Distorção de Faces em Movimento, que pode alterar o aspecto visual de fotos através da alternância das imagens apresentadas.

Ilusão de ótica (Foto: Reprodução)Ilusão de ótica (Foto: Reprodução)

Como muitas descobertas científicas interessantes, eles desenvolveram essa técnica por causa de um acidente. O estudante Sean Murphy estava trabalhando sozinho em um laboratório, utilizando um conjunto de fotos de rostos em um de seus experimentos. Em um determinado momento, ele alinhou algumas fotos e começou a folheá-las. Depois de alguns segundos, ele percebeu que alguns dos rostos começaram a aparecer de forma deformada, como se fossem animais grotescos.

Mas, ao olhar para as fotos de forma individual, nenhuma das faces eram deformadas. Pelo contrário: eram rostos normais, e alguns deles, atraentes. Como resultado dessa descoberta, Sean deu o nome de Flashed Face Distortion Effect, e colocou uma demonstração desse teste no YouTube.

O efeito depende do processamento de cada face, e do posicionamento dos olhos diante da tela. Para isso, ele deixou no vídeo abaixo duas fileiras de fotos das mais variadas, e uma marca na parte central da tela. Se você olhar para as fotos individualmente, ou em uma das duas fileiras, verá que as faces apresentadas são esteticamente normais. Porém, quando exibidas em alta velocidade, e com o seu olhar voltado para o centro da tela, você vai perceber que, nas faixas laterais de fotos, serão exibidos diversas faces deformadas. Lembrando: nenhuma das fotos foram alteradas. Tudo o que você vai ver é resultado de uma ilusão de ótica.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui. Assista ao vídeo abaixo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Airton Souza
    2011-07-13T04:35:33

    Fiquei impressionado agora, maldito cerebro e.e'

  • Danilo Godoi
    2011-07-12T15:30:49

    Muito show... Parabéns pra essa Moça ai'