22/07/2011 12h35 - Atualizado em 22/07/2011 12h35

Injeção de gel devolve a voz a cordas vocais danificadas

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Uma injeção de gel pode ajudar cantoras como Julie Andrews a recuperarem toda a potência de sua voz. O material desenvolvido pela equipe de especialistas, liderada pelos médicos Robert Langer e Steven Zeitels, pode restaurar a flexibilidade das cordas vocais, que ficam enrijecidas por lesões devido o esforço, ou com o passar dos anos.

Célebre por suas performances em vários musicais no teatro e no cinema, Julie Andrews faz parte do público-alvo que será beneficiado pelo gel (Foto: Divulgação)Célebre por suas performances em vários musicais no teatro e no cinema, Julie Andrews faz parte do público-alvo que será beneficiado pelo gel (Foto: Divulgação)

Esse tipo de problema não atinge apenas os cantores. Cerca de 6% da população dos Estados Unidos possui algum tipo de distúrbio vocal, a maioria por causa de rigidez nas cordas vocais. Não só o ato de cantar, mas principalmente o ato de fumar pode causar as lesões, bem como o avanço da idade, que causa rigidez nas cordas vocais, deixando as mesmas sensíveis. Com as cordas mais rígidas, essas pessoas não conseguem vibrar de forma tão eficiente ao extrair as notas da nossa voz.

Os pesquisadores criaram um gel de polietileno glicol modificado, um componente comum nos laxantes, muito utilizado nos tubos de alimentação hospitalar. Esse material "imita" a flexibilidade do tecido das cordas vocais. Com isso, a equipe começou os experimentos injetando o gel nas cordas vocais de cães, acima do tecido com a cicatriz, e por baixo da membrana externa das cordas vocais.

A equipe de Robert e Steven ainda está aperfeiçoando o material para que ele dure mais tempo no organismo. Nos testes iniciais, a injeção fica ativa por três meses. Eles esperam começar os testes em 10 voluntários em 2012. Entre alguns pacientes famosos de Steven, no Hosptal Geral de Massachusetts, Boston, estão nomes como a própria Julie Andrews, cuja voz famosa nunca mais foi a mesma após uma cirurgia na garganta, em 1997, e o vocalista do Aerosmith, Steven Tyler.

Via News Scientist.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares