27/07/2011 11h39 - Atualizado em 27/07/2011 11h39

Itagaki critica a indústria de jogos japonesa e suas habilidades sociais

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

O polêmico criador da série Ninja Gaiden, Tomonobu Itagaki, mais uma vez critica a indústria de jogos japonesa, dizendo que os criadores de jogos japoneses e também as publicadoras do país possuem uma grande falta de sabedoria global e habilidades sociais, conforme sua entrevista ao site Gamasutra

Tomonobu Itagaki (Foto: Divulgação)Tomonobu Itagaki (Foto: Divulgação)

Itagaki também compara a forma que os executivos ocidentais se comportam, com os executivos japoneses, citando até mesmo nomes, como o chefe da THQ, Danny Bilson, que por sinal ele está sendo subordinado ao produzir o jogo Devil’s Third, e diz que tais pessoas compreendem melhor o processo de criação de um jogo. 

“Nos EUA, bem mais no que no Japão, eu acho que existem muitas pessoas da alta gerência que sabem fazer jogos de verdade,” diz Itagaki. “No Japão, as pessoas da gerência fingem saber o que estão fazendo.” 

Esclarecendo essa diferença, Itagaki diz que os executivos japoneses dizem que amam os jogos, mas não sabem como fazer um. E com essa mentalidade, as equipes de desenvolvimento japonesas são instruídas a criar um jogo dentro de um prazo determinado e que precisa vender determinada quantidade de cópias. Itagaki acha que isso não é prático. 

Além disso, o produtor também diz que os desenvolvedores japoneses não possuem habilidades sociais suficientes para atingir um público global. Tal habilidade é importante para apresentar o seu trabalho ao público, se expressar para eles. Disse que quando um jornalista encontra um desenvolvedor japonês num evento sobre games e tenta conversar com ele, perceberá que o cara não tem habilidades sociais para isso, diferente dos Americanos e Europeus. Itagaki termina sua crítica dizendo que japoneses não tem senso de humor e não sabem fazer piadas, o que é um problema comportamental. 

Via CVG

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares