Fabricantes

07/07/2011 10h55 - Atualizado em 14/07/2011 06h38

NASA diz adeus ao ônibus espacial

Daniele Monteiro
por
Para o TechTudo
Columbia (Foto: Divulgação)Columbia (Foto: Divulgação)

No próximo dia 8 de julho termina um importante capítulo da história de viagens espaciais: o último ônibus espacial, o Atlantis, pousará na Terra dando fim à uma missão iniciada há três décadas. Depois dessa última viagem, os ônibus espaciais vão virar peças de museu. A primeira viagem espacial com um ônibus foi em abril de 1981 com o Columbia.

Com o passar o tempo, os modelos ficaram ultrapassados e mantê-los custa muito mais caro que usar foguetes tradicionais. Além disso, eles não são tão seguros quanto a NASA esperava. Como ficou provado no acidente com o Columbia em 2003, que não deixou sobreviventes.

Diferente de viagens espaciais a custos baixos idealizadas pelo ex-presidente americano Richard Nixon. O custo dos ônibus espaciais foi tão alto que em 2010 a Universidade do Colorado-Boulde estimou o custo total de US$ 196,5 bilhões (algo em torno de R$ 306 bilhões).

Mas nem tudo no projeto do ônibus espacial foi ruim. Com eles era possível consertar satélites, como aconteceu com o Hubble. Além de montar a Estação Orbital Internacional, devido a sua capacidade de levar grandes cargas, coisa que seria mais difícil com um foguete tradicional.

Diferentemente da época da Guerra Fria, agora os Estados Unidos e a Rússia são parceiros na área espacial. Dessa forma, os astronautas dividirão espaço com os cosmonautas russos nas naves Soyuz, que foi a mesma que levou o astronauta brasileiro Marcos Pontes ao espaço.

Os ônibus ficarão na memória como um símbolo da conquista espacial pelo homem.

Atlantis volta à Terra (Foto: Divulgação/Nasa)Atlantis volta à Terra (Foto: Divulgação/Nasa)

Via: Reuters
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Valentim
    2011-07-07T11:21:08

    Trinta décadas ou três décadas?

  • Daniele Monteiro
    2011-07-07T12:42:14

    Bruno, são três décadas, desculpe o erro.