27/07/2011 18h51 - Atualizado em 27/07/2011 18h51

Projeto institui sites .app, exclusivos para aplicativos

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Os desenvolvedores unidos poderão ter um endereço exclusivo para disseminar seus aplicativos. Está no ar o Projeto .App, que pretende criar a terminação de domínio .app e usá-la exclusivamente para as páginas oficiais de aplicativos, como o Angry Birds ou o Evernote. Entre os objetivos do projeto está garantir a propriedade intelectual dos programadores.

ICANN (Foto: Divulgação)ICANN (Foto: Divulgação)

Um eventual TLD (como esse tipo de terminação de domínio é chamada) para aplicativos só é possível porque, nesse ano, o ICANN aprovou uma resolução que flexibiliza a criação dos TLDs conhecidos como .marca. O Google poderia ter o endereço http://busca.google/. O mesmo vale para os aplicativos que por ventura tirem proveito do TLD .app.

Só que o custo de criar um TLD é muito caro. A brincadeira pode chegar facilmente à casa de meio milhão de dólares. Depois de ter um projeto muito bem fundamentado, o grupo interessado no TLD precisa submetê-lo a uma análise que, por si só, já custa US$ 185 mil. Digamos que o projeto esteja excelente e o ICANN o aprove sem nem ler todas as páginas; aí chega a hora de arcar com os custos de operação do TLD, avaliados em um total de mais US$ 350 mil.

Os responsáveis pelo Projeto .App estão à procura de pessoas interessadas em financiá-lo. Além de tocar o coração e o bolso dos devs com a oportunidade de criar sites terminados no simpático .app, eles também querem que patrocinadores e investidores entrem no barco do .app.
Interessados em contribuir para o projeto têm mais informações no site oficial deles – sem final .app, por enquanto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares