Tablet

26/07/2011 17h03 - Atualizado em 26/07/2011 17h10

Psicólogos dizem que vício em celular é preocupante

Bernardo Cury
por
Da redação

Você tem a mania de dormir com seu smartphone, seja iPhone, Android ou outro, do lado? Fique sabendo que isso não é muito saudável e que psicólogos estão preocupados com a crescente dependência de pessoas em seus celulares, exibindo um comportamento que mostra a preferência pela interação com seus telefones em vez de outros seres humanos.

Pesquisa afirma que pessoas estão viciadas em smartphones (Foto: AppAdvice)Pesquisa afirma que pessoas estão viciadas em smartphones (Foto: AppAdvice)

Este não é apenas um problema para as gerações mais jovens. Adultos apresentam comportamentos que demonstram cada vez mais dependência por smartphones, situação que traz consequências preocupantes. Alguns são menores, tais como adolescentes falando em três letras por palavra, como LOL, outros mais destrutivos, como acidentes de carro por falta de concentração no volante para olhar seu celular. 

Os cientistas descobriram que se chama "hábito de verificação" o comportamento dos usuários de frequentemente olharem para a tela de menu, em busca de notícias, e-mail, contatos e aplicações sociais. A verificação típica dura menos de 30 segundos e envolve o desbloqueio da tela e o acesso a um único aplicativo. Os pesquisadores da Helsinki Institute for Information Technology ficaram surpresos ao descobrir que usuários se preocupam em verificar seus dispositivos por horas.

O chefe da pesquisa, Antti Oulasvirta, disse: "O que nos interessa é que se a sua resposta habitual para, digamos, o tédio é pegar o smartphone para encontrar estímulos interessantes, você vai ficar distraído de coisas mais importantes acontecendo ao seu redor. Hábitos são comportamentos automaticamente acionados e comprometem o controle mais consciente de que algumas situações exigem".

Mas não é de se admirar que as pessoas estejam tão ligadas ao aparelho. Graças aos seus dipositivos e funcionalidades, elas já estão usando seus smartphones para muitas tarefas diárias, como compras online e o acesso ao banco. De acordo com a Forrester Research, o comécio realizado por aparelhos móveis deverá chegar a 6 bilhões de doláres em vendas este ano.

iPhone 4 (Foto: Divulgação)iPhone 4 (Foto: Divulgação)

A pesquisa de pós-graduação de Michelle Hackman ainda mostrou que adolescentes possuem um apego tão grande por seus celulares, que afastados deles demostraram incapacidade de se divertir. Mas não são somente os adolescentes confrontados com estas questões. Mais de um terço dos adultos nos EUA possuem um smartphone e, de acordo com o Pew Research Center, dois terços deles dormem ao lado do seu celular. 

Pessoas alimentam a sua dependência de smartphones de muitas maneiras. Alguns estão dispostos a pagar por planos de dados mais altos, geralmente mais do que aquilo que podem pagar. De acordo com a JD Power and Associates, o usuário de smartphone gasta em média 107 dólares por mês para o seu acesso sem fio. Isto é maior do que uma fatura de electricidade em média nos EUA.

Antti Oulasvirta ainda falou: "Os estudos já estão começando a associar o uso de smartphones para consequências terríveis. E, infelizmente, hábitos não são fáceis de mudar"

Via AppAdvice e MailOnline

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares