Robótica

14/07/2011 13h59 - Atualizado em 06/10/2011 18h39

Robô japonês fala igual a um humano

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Kagawa, no Japão, trabalham no desenvolvimento de um robô que fala de forma similar a um ser humano. Nossa forma de falar move centenas de músculos e para realizar cada som é feito um esforço diferente, mas estamos tão acostumados a esse processo que nem nos damos conta. Robôs que falam não são uma novidade, mas a criação dos japoneses é diferente.


O robô não se utiliza de softwares para formar a boca e sim de processos mecânicos. Há uma simulação de corda vocal e a língua e os lábios são feitos de silicone. O elemento chave para fazer o robô falar é um processo de compressão de ar. Ele utiliza um conjunto de pressão e válvulas de controle, com oito motores de ressonância ao redor da boca e um tubo de ressonância na garganta (nas cordas vocais) que faz com que o fluxo de ar que passa por ali se converta em som, de um modo bem parecido com o ser humano.

Os sons são captados por um microfone e mandados para um computador, que projeta tudo que o robô fala, transformado os sons em algo compreensível para os seres humanos. Podemos esperar um dia a união desse projeto com outros, que fazem com que os robôs sintam qualquer toque e andem de forma articulada, até a formação de um robô ideal todo baseado no ser humano.

Via: TechCrunch
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares