15/07/2011 18h46 - Atualizado em 17/07/2011 12h39

Top 10: Os melhores jogos de Faroeste

Spencer Stachi
por
Para o TechTudo

Essa é uma lista que faria John Wayne e Clint Eastwood orgulhosos. Os jogos eletrônicos tiveram uma vasta seleção de bons jogos com cowboys, índios e diligências. A variação do estilo é grande, de jogos simplórios em side scrooling (ação lateral), a complexos e emocionantes Sandbox / Open World (mundo aberto). 

Red Dead Redemption (Foto: Divulgação)Red Dead Redemption (Foto: Divulgação)

Em uma era histórica para a evolução dos Estados Unidos, esse estilo chegou inicialmente ao cinema no comecinho do século passado, e fez muito sucesso nos anos 30 e 40 exatamente com John Wayne como a principal estrela no papel dos melhores cowboys.

Com os games é difícil saber ao certo quando tudo começou, mas parece que o educativo The Oregon Trail de 1971 é o primeiro jogo, foi lançado para PC, Apple II e Commodore 64. Chega de bla bla bla e vamos ao top 10:

10 – Dead Man´s Hand (PC e Xbox)

Dead Man’s Hand foi lançado pela Atari em 2004 em meio a uma safra de jogos que estavam saindo nesse estilo. Fica com a décima posição por simplesmente ser mais um título aceitável. Inimigos burros, fases cheio de labirintos sem muito sentido, gráficos razoáveis, porém a história era boa e divertida.

Dead Man´s Hand (Foto: Divulgação)Dead Man´s Hand (Foto: Divulgação)

9 – Mad Dog McCree (Arcade, PC, Sega CD, 3DO e outros) 

Não diga que você não conhece Mad Dog McCree. Lançado pela American Laser Games para Arcades em 1990, o título foi uma revolução na época. O jogo era em Laser Disc, em uma tela gigante e com personagens representados por atores. Mad Dog é como se estivéssemos participando realmente de um filme de Bang-Bang. As versões caseiras eram muito boas, com destaque para a versão de 3DO e a recente versão lançada para Wii


8 – Blood (PC) 

Em meia a uma boa safra de FPS como Duke Nukem e Doom, Blood veio quebrar algumas barreiras e o fez muito bem. Lançado em 1997, o visual do jogo mistura faroeste com coisas grotescas, onde os inimigos eram cowboys do inferno, demônios e seres satânicos no geral. Blood como o nome mesmo diz, possui muita referência a violência sendo caracterizado até com certo exagero. Blood possui boa jogabilidade, gráficos legais para a época e um desafio complexo. 

Blood (Foto: Divulgação)Blood (Foto: Divulgação)

7 – Outlaws (PC) 

A Lucas Arts desenvolveu um excelente FPS para o PC em meio aos outros produzidos na época. Lançado também em 1997 contava a história do xerife aposentado James Anderson que vai atrás de dois bandidos que seqüestraram sua esposa e filha. Com um visual bonito e uma história surpreendente, Outlaws ainda é jogado e reconhecido por muitos como um grande jogo, porém infelizmente a Lucas Arts nunca comentou sobre uma continuação. Destaque especial para a trilha sonora do jogo, talvez a melhor entre os dez da lista. 

Outlaws (Foto: Divulgação)Outlaws (Foto: Divulgação)

6 – Desperados 2: Cooper´s Revenge (PC) 

Lançado também pela Atari, Desperados é uma série de jogos de estratégia que fez muito sucesso no PC. O primeiro jogo da série lançado em 2001 com o nome de Desperados: Wanted Dead or Alive, era divertido e viciante, porém a história deixava muito a desejar. Cinco anos depois a continuação veio para resolver o problema da história, e alguns problemas técnicos. A inteligência dos inimigos e as estratégias do jogo são excelentes e fazem dessa série inesquecível. 

Desperados 2: Cooper´s Revenge (Foto: Divulgação)Desperados 2: Cooper´s Revenge (Foto: Divulgação)

5 – Red Dead Revolver (Playstation 2 e Xbox) 

A primeira parte da série Red Dead não tem a história relacionada e é até fraco nesse quesito, mas é um jogo muito bom. Segue bem a qualidade gráfica de GTA San Andreas, jogabilidade bem elaborada em um sandbox divertido. Ele não foi tão bem aceito pelo mercado quando foi lançado, mas foi por pura injustiça, pois teve boas avaliações da crítica especializada. 

Red Dead Revolver (Foto: Divulgação)Red Dead Revolver (Foto: Divulgação)

4 – GUN (PC, Xbox 360, Playstation 2, PSP e outros) 

Após Red Dead Revolver, a Activision teve a idéia de criar um jogo open-world com a temática do faroeste. Gun é um jogão, boa jogabilidade, história legal e um enredo bem longo que não incomoda ao ser jogado. Foi o primeiro da atual geração e fez muito sucesso na época em que foi lançado. Sendo em terceira pessoa, era possível seguir as missões normais do jogo ou buscar side-missions para quebrar o gelo. 

GUN  (Foto: Divulgação)GUN (Foto: Divulgação)

3 – Sunset Riders (Arcade, Mega Drive e Super Nintendo) 

Os anos 90 são sempre lembrados pela quantidade de beat n´ ups, e a Konami teve uma idéia excelente com Sunset Riders. Lançado em 1991 para os Arcades, o game permitia até quatro pessoas ao mesmo tempo, onde dois personagens eram mais ágeis com revolvers e dois mais fortes com espingardas. O jogo era em ação lateral bem semelhante ao clássico Tartarugas Ninjas, mas com tiros e com uma maior quantidade de lugares para subir, pular e interagir. 

 

2 – Call of Juarez: Bound in Blood (Playstation 3, Xbox 360 e PC) 

Talvez a série mais importante de jogos no estilo. O primeiro título de 2006 já era muito bom e possuía alguns elementos únicos em jogos do estilo, como armas que se quebravam com o excesso de uso. Bound in Blood veio em 2009 e conta a história antes dos acontecimentos do primeiro jogo da série, possui uma história muito boa, jogabilidade excelente e inimigos com uma inteligência artificial bem desenvolvida. Roubo a banco, assaltos a diligências e tudo mais que um bom western pode ter em um único jogo. 


1 – Red Dead Redemption (Playstation 3, Xbox 360) 

O melhor, mais bem elaborado, graficamente muito lindo, uma história digna de cinema senão melhor. A história de John Marston nesse sandbox prende o jogador, mostrando o lado bom de um pistoleiro que apenas busca paz em seu rancho. Com uma variedade grande de armas, missões e um multiplayer viciante, Red Dead Redemption é um dos melhores jogos da década. 


Menção honrosa: Wild Arms (Playstation, Playstation 2 e PSP) 

Wild Arms é uma série de RPG criada pela japonesa Media.Vision e lançada exclusivamente nos consoles da Sony. O primeiro título de 1996 é um dos primeiros RPGs do console Playstation e o jogo possui no total seis títulos, com remake do primeiro adicionado a coleção. Wild Arms como é de se esperar, tem a temática Western, misturando com coisas fantasiosas e máquinas seguindo a tradição dos RPGs japoneses. A série parou em 2007 no PSP e rumores de um novo título surgiram em 2009, mas nada mais foi comentado. 

Wild Arms (Foto: Divulgação)Wild Arms (Foto: Divulgação)

 

 

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Alexsandra Bezerra
    2011-08-28T10:16:08   , respondido respondido 2014-01-23T08:34:07

    Só um fanzinho de gta pra colocar esse red dead em primeiro... sunset riders é de longe o primeiro dessa lista, que nem deveria ter esse horrível call of juarez 2. Uma dica: contratem pessoas que entendam mais de games, de preferência com mais de 30 anos de idade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexsandra Bezerra
      2011-08-28T10:16:08   , respondido respondido 2014-01-23T08:34:07

      Sunset Riders foi um dos tops games sim, mas dai tu falar que Red Dead Redemption é ruim, faça me o favor, jogue primeiro e depois opine.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando Camacho
    2014-01-23T08:28:07

    Como os caras deixam o Wild Guns de fora?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Francsico Irineu
    2013-08-06T15:57:20

    faltou wild guns! snes!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Silva
    2012-10-15T20:27:20

    maneiro

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Ribeiro
    2011-11-30T16:56:16

    Os melhores jogos de faroeste são Sunset Riders e Wildguns que não foi mencionado, ambos para Snes. Apesar de que eu gostei muito de Red Dead.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jefferson Rocha
    2011-08-17T07:53:38

    Marcelo Ramos, não sei quanto ao Gun, mas o seu Sunset Riders deve estar com algum cheat aplicado! Ele não tem vidas infinitas. Tenho ele tanto pra arcade com pra snes! Mas como vc disse, ele é o melhor, marcou minha infância.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Ramos
    2011-08-13T10:41:29

    Com certeza Gun e Sunset Riders (tem apenas um defeito: as vidas são infinitas.Pelo menos no meu emulador) são os melhores.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Alessi
    2011-07-18T12:28:14

    Esqueceu de "Custer's Revenge" do Atari.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Almeida
    2011-07-17T22:21:17

    Amigo, você cometeu 2 equívocos: colocou Blood (PC) nessa lista - não têm nada de faroeste - e deixou de fora Darkwatch (PS2) que têm tudo de faroeste.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • William Lucas
    2011-07-16T11:36:14

    Com certeza faltou o Gun Smoke!!! Acredito que seja o maior clássico do estilo faroeste!!! deveria ter pelo menos menção honrosa!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário