09/08/2011 13h23 - Atualizado em 09/08/2011 13h23

Artistas franceses expõem em Paris escultura feita com CDs

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Poucas pessoas devem ter imaginado que em tão pouco tempo os CDs (Compact Discs) se tornariam artigos tão baratos como são atualmente. Mesmo ainda tendo várias utilidades (como no CD de áudio que ainda é vendido, ou como veículo para distribuição de programas do Ubuntu, feitas para caberem em um CD de 700 MB), os outrora legais e bonitinhos CDs estão bem perto de serem chamados de lixo tecnológico.

Waste Landscape, uma escultura feita com CDs (Foto: Reprodução)Waste Landscape, uma escultura feita com CDs (Foto: Reprodução)

Caso você não tenha o hábito de fazer uma limpeza anual em casa, não deve ser nada difícil encontrar aqueles velhos CD-R de dados, de música (ainda totalmente funcionais, tanto para os colecionadores quanto para os fanáticos por música) ou quem sabe aqueles discos gratuitos de empresas como a AOL, que eram oferecidos às toneladas na década passada. Foi pensando nesse volume e desperdício de matéria prima não reciclada que os artistas franceses Clémence Eliard and Elise Morin criaram a obra Waste Landscape.

Para retratar esta alarmante paisagem de desperdícios os artistas usaram 65.000 CDs. Para obter maior impacto, eles projetaram um formato orgânico, que remetesse a algum traço natural e grandioso. Para tanto, foram utilizadas superfícies infláveis, que dão ao projeto ares de dunas ou ondas marítmas, alertando os visitantes sobre a quantidade de metal e demais materiais presentes nos discos que estão sendo descartados no mundo inteiro, sem previsão de reciclagem.

A grandiosidade da obra (Foto: Reprodução)A grandiosidade da obra (Foto: Reprodução)

O objetivo dos artistas é despertar nas pessoas a consciência de que mesmo produtos pequenos presentes em nosso dia a dia poderão tornar-se um grande mar de problemas e desperdício.

A exposição Waste Landscape vai ficar em Paris até 11 de setembro, e depois será levada a outras cidades, sempre com a promessa de ser renovada a cada exposição, com um design remodelado e formas cada vez mais imponentes, chamando a atenção do público a questão da reciclagem.

Para saber onde a Waste Landscape será exposta, acompanhe suas rotas através de seu site oficial.

Via Technabob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares