Fabricantes

16/08/2011 12h53 - Atualizado em 16/08/2011 12h53

Audi A0: moto conceito de uma roda é carregada por eletricidade e perfeita para tarefas de curta distância

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo
Audi A0. (Foto: Divulgação)Audi A0. (Foto: Divulgação)

A busca por meios de transporte econômicos, ecologicamente amigáveis e compactos é uma das grandes pautas não somente de montadoras de veículos, mas também das aulas de engenharia e tecnologia nas universidades.

Uma parceria entre a Universidade Técnica de Munique e a Universidade Nacional Autônoma do México teve como resultado um interessante veículo, equipado com somente uma única roda e abastecido eletricamente.

A colaboração entre institutos de pesquisa resultou em um monociclo-conceito, que, se ganhasse as ruas, seria lançado pela Audi (escolha feita talvez pelo perfil audacioso e inovador da marca).

O Audi A0 possui visual bastante simples e que, em um primeiro momento, pode até mascarar o volume de tecnologia e pesquisas nele presentes.

De tamanho compacto, o meio de transporte seria perfeito para situações de curta distância e poderia ser facilmente guardado em um porta-malas ou armário. O monociclo elétrico possui autonomia de até uma hora e atinge a velocidade máxima de 15 Km/h, suficientes para resolver tarefas locais ou, simplesmente, dar um passeio.

Seu design, entretanto, é o que deve preocupar muitos candidatos à uma voltinha. Por ele ser um monociclo, talvez algumas pessoas não se sintam tão seguras em dirigi-lo, como acontece, por exemplo, com um Segway ou uma Walk Machine (lembra-se delas?). Contudo, os pesquisadores de ambas universidades afirmam que o projeto do Audi A0 também teve como grande preocupação sua estabilidade e direção facilitada.

Com todas essas vantagens, nos resta apenas torcer para que o Audi A0, sendo ainda um conceito futurista, seja adotado pela Audi ou por qualquer outra montadora.

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares