Jogos de raciocínio

22/08/2011 18h48 - Atualizado em 22/08/2011 18h48

Criador de Minecraft diz que proteções da Ubisoft encorajam a pirataria

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Recentemente a Ubisoft se envolveu em um grande problema com os fãs por anunciar proteções em seus jogos que exigiam que o usuário sempre estivesse conectado na internet para usufruir deles. O criador de Minecraft, Markus “Notch” Persson, comentou como esse tipo de atitude só encoraja a pirataria. 

Minecraft (Foto: Divulgação)Minecraft (Foto: Divulgação)

Enquanto jogadores postavam em suas contas no Twitter como estavam revoltados pela proteção, Markus comentou: “Dica: se você piratear os jogos da Ubisoft ao invés de comprá-los, eles irão funcionar muito bem se sua internet cair”. 

Depois explicou melhor sua posição, dizendo que sua mensagem não era para ser vista como um incentivo: “A pirataria machuca os desenvolvedores. Mas adicionar uma proteção que encoraja a pirataria é insano. Eu pessoalmente parei de piratear jogos há muitos anos, agora eu só evito de jogar alguns deles”. 

A discussão sobre proteções DRM (Digital Rights Management) aponta constantemente o problema que Notch comentou. Muitas vezes quem compra o jogo legalmente acaba tendo mais dificuldade para jogá-lo que o jogador pirata. 

Desde então a Ubisoft aliviou um pouco a proteção em seu futuro lançamento, Driver: San Francisco, não mais exigindo a conexão permanente. A empresa não parece disposta a abandonar completamente a ideia, dizendo que suas proteções reduziram seus índices de pirataria. 

Vale lembrar que se você comprar o jogo e depois baixar uma cópia “pirata” que funcione offline, não é realmente ilegal, pois o crime de pirataria está na quebra de copyright, ou seja, o uso de algo pelo qual você não teria pago. 

Via Eurogamer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares