Sistemas Operacionais

22/08/2011 11h54 - Atualizado em 22/08/2011 14h32

TouchDroid: Equipe de desenvolvedores planeja rodar Android no HP TouchPad

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Recentemente a HP anunciou que estava desistindo de usar o seu sistema operacional em tablets e smartphones, e por conta disso todos os seus dispositivos com WebOS deixarão de ser vendidos, incluindo o tablet HP TouchPad. No entanto, o aparelho ainda pode ter alguma utilidade para quem já o comprou, pois um grupo de desenvolvedores declarou estar trabalhando arduamente em um novo projeto para rodar o Android no TouchPad.

Comunidade de desenvolvedores se juntou para tentar colocar Android no HP Touchpad (Foto: Arte)Comunidade de desenvolvedores se juntou para tentar colocar Android no HP Touchpad (Foto: Arte)

O tablet da HP está à venda por cerca de US$100 em várias lojas de varejo nos Estados Unidos. O desconto, motivado pelo recente anúncio da HP, busca liquidar o estoque das lojas e reduzir o prejuízo da empresa, já contabilizado pela HP em perdas de US$103 milhões.

Independentemente do problema da HP, um grupo de desenvolvedores decidiu tentar colocar o Android funcionando no TouchPad - um esforço da própria comunidade para preservar um mínimo de satisfação por quem apostou no tablet, que só teve 67 dias de vida no mercado (desde o seu lançamento até o seu anúncio de descontinuidade).

Esse tipo de portabilidade já foi feita em outros aparelhos, como o HTC HD2, que originalmente roda o Windows Mobile.

A nova versão do tablet receberá o nome não-oficial de TouchDroid. A equipe, composta por Thomas Sohmers, Frankie F, John Hale e Jacob Bell, já até criou um site para receber doações para o projeto.

No momento o plano dos desenvolvedores é usar Gingerbread (Android 2.3), pois o código do Honeycomb (Android 3.0) ainda não está disponível para o público. Não dá pra dizer quanto tempo vai demorar pra que o projeto fique pronto ou se ele será bem sucedido, mas a expectativa é grande.

Alguns usuários estão perguntando para os desenvolvedores se eles vão disponibilizar uma opção de dual-boot com o WebOS e Android. Eles responderam que isso não é uma prioridade, mas que eles não são contra e que eles farão o possível.

Via Electric Pig.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares