16/08/2011 10h08 - Atualizado em 20/03/2013 10h56

Elevadores para o espaço são possíveis, mas apenas para daqui 150 anos

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Cada vez mais as fronteiras entre o futurismo da ficção científica e a realidade material diminuem, estamos perto de sermos a família Jetson que tanto sonhávamos. Como no desenho animado, vamos poder chegar a uma estação espacial através de um elevador. O projeto já dá seus primeiros passos, mas só deve ser concretizado daqui a uns 150 anos.

Elevador espacial. (Foto: Divulgação)Elevador espacial. (Foto: Divulgação)

O projeto do elevador espacial começou a ser pensado a partir da necessidade de um transporte que conectasse a Terra à Estação Espacial Internacional (ISS) depois do programa do ônibus espacial ter sido encerrado este ano nos Estados Unidos. O objetivo da NASA é não mais precisar alugar espaço nas espaçonaves russas.

O prático elevador, além de tudo, deve propiciar a economia de tempo e de dinheiro, já que este método pode sair bem mais barato do que usar um foguete como transporte.

Os insights sobre os métodos possíveis para levar o elevador até a estação espacial foram apresentados na conferência "Space Elevator Conference" cujo mote é dar uma solução viável para este tipo de transporte, que tem como um dos principais obstáculos a radiação existente no espaço.

Alguns métodos incluem a utilização de um fio com nanocarbono para puxar o elevador sem a necessidade de propulsor e outros que utilizam feixe de laser para levá-lo ao seu destino. No entanto, a previsão para a novidade tecnológica se tornar realidade é só para daqui a uns 150 anos, quando devemos ter os recursos tecnológicos necessários ao nosso alcance.

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares