Sistemas Operacionais

04/08/2011 08h55 - Atualizado em 04/08/2011 08h55

Em seis meses, o número de vírus para Android dobra

André Fogaça
por
Para o TechTudo

A notícia não é nada animadora, principalmente para os consumidores: apenas neste último semestre, o número de vírus que atingem os usuários de Android dobrou em relação ao período anterior.

Número total de apps infectados (Foto: Divulgação)Número total de apps infectados (Foto: Divulgação)

Este número foi levantado pela empresa Lookout e reflete o que acontece com um sistema operacional que se torna extremamente popular. É um processo similar ao que acontece com o Windows, o sistema operacional mais utilizado em todo o planeta, que conta com milhões de vírus e outros vários que aparecem a cada dia.

A pesquisa realizada mostra que já há 500 mil usuários do sistema operacional móvel do Google, o Android, que estão infectados de alguma forma com apps maliciosos nestes seis meses que se passaram.

Neste período, o número de aplicativos que oferecem risco aos usuários saltou de 80 para 400, e os dois vírus mais comuns encontrados nos usuários são o DroidDream e GGTracker, sendo o primeiro encontrado em mais de 80 aplicativos diferentes, tomando conta de todo o aparelho.

Já o GGTracker é o primeiro vírus do Android que tem como objetivo o roubo de dinheiro, já que inclui o número de celular em serviços premium de mensagens que cobram entre US$ 10 e US$ 50 por cada serviço ao usuário.

O método mais comum de ataque é o de redirecionar o usuário para um site onde é feito o download do vírus por links, geralmente em propagandas dentro dos apps. Parece que a época em que os celulares estavam livres de qualquer vírus chegou ao fim.

Via SlashGear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares