Sistemas Operacionais

09/08/2011 16h07 - Atualizado em 09/08/2011 16h07

The End: um game que ensina adolescentes sobre a morte

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

The End é um game que normalmente entraria na categoria de “educacional”, o que por si só já afastaria inúmeros jogadores. Mas sua abordagem única ao público-alvo de adolescentes de 14 a 19 anos muda muito do que conhecemos sobre plataforma, estratégia, puzzles, filosofia e, principalmente, nós mesmos.

Elementos de The End (Foto: Divulgação)Elementos de The End (Foto: Divulgação)

O título, em Flash, online e gratuito, foi idealizado pelo canal educativo britânico Channel 4 Education (como o nosso Futura), e embarca em uma jornada sobre o que acontece após a morte. É um game metafísico de auto-descoberta, explorando questões e diferentes visões sobre morte, fé e ciência. The End observa e grava a interação do jogador com o mundo para revelar suas atitudes quanto a própria mortalidade, com a ajuda das visões de grandes pensadores, como Gandhi, Descartes e Einstein.

O jogo é curiosamente dividido em três mundos: mente, corpo e espírito, nos quais o jogador deve resolver puzzles baseados em física, responder perguntas sobre si mesmo e batalhar contra os guardiões de cada mundo. Os prêmios são os Objetos da Morte, que vão de um diamante (afinal, da vida nada se leva) até um coração humano, que aprofundam o conhecimento contextual do jogador sobre a morte e o ajudam a progredir no jogo.

The End foi produzido pelo premiado estúdio Preloaded, com ilustrações feitas à mão e uma poderosa trilha sonora original. “Quando as pessoas chegam nessa idade, começam a questionar sobre sua mortalidade e a vida adulta, e parte disso é pensar na morte”, diz o roteirista do jogo, Tom Chatfield. “Games são uma ótima maneira de ajudar os jovens a se interessar nas coisas e The End é um exemplo perfeito de oferecer ferramentas atraentes para compreender ideias filosóficas complexas.”

“Games podem ajudar adolescentes a explorar grandes problemas de uma maneira segura e divertida”, conta Phil Stuart, diretor criativo do Preloaded. “O poder de The End está em como ele reflete as visões do próprio jogador e o estimula a pensar e discutir os problemas que não são discutidos abertamente.”

The End estará no ar a partir desta segunda, dia 8 de agosto, no site oficial, que inclui maiores informações sobre o título, além do trailer abaixo.

Via GamePro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares