Sistemas Operacionais

15/08/2011 09h06 - Atualizado em 15/08/2011 14h59

Google compra Motorola para encerrar guerra de patentes

Nick Ellis
por
Da redação

Larry Page, CEO do Google informou hoje no blog oficial da empresa que o Google está comprando a Motorola para fortalecer o ecossistema Android. Segundo Page, esta compra não vai mudar o foco do Android como plataforma aberta, e a Motorola Mobility vai ser gerida como uma empresa independente.  

Google compra Motorola (Foto: Arte: TechTudo)Google compra Motorola (Foto: Arte: TechTudo)

Segundo as últimas informações, o Google está pagando US$ 12,5 bilhões pela aquisição da Motorola Mobility, ou cerca de US$ 40 por ação. A Motorola tem apostado todas as suas fichas no Android desde 2008, e as duas empresas pretendem “criar experiências incríveis para os usuários, aumentando o alcance e força do ecossistema Android para consumidores, sócios e desenvolvedores ao redor do mundo”. 

Andy Rubin, vice-presidente da área Mobile do Google disse que espera que “esta combinação permita que a gente desbrave um novo território para o ecossistema Android, mas a nossa visão do Android continua intacta, e o Google continua dedicado a manter o Android como plataforma aberta, e como uma vibrante comunidade de código livre. Nós vamos continuar a trabalhar com nossos sócios no para desenvolver e distribuir aparelhos inovadores com o sistema Android.” 

O CEO da Motorola Mobility Sanjay Jha diz que “esta transação oferece um grande valor aos acionistas da Motorola Mobility e cria novas oportunidades para os empregados, clientes e sócios da empresa ao redor do mundo. A Motorola tem tido uma parceria produtiva com o Google para o avanço da plataforma Android, e com esta combinação, vamos poder inovar ainda mais, entregando soluções de mobilidade incríveis através de nossos aparelhos móveis.”

Com esta aquisição, o Google dá um grande passo para acabar com a guerra das patentes que vinha ameaçando o Android, e é uma resposta direta a empresas como Microsoft e Apple, que tem se unido para realizar ataques de patentes ao Android. Para Larry Page, “a aquisição da Motorola Mobility vai aumentar a competição, ao fortalecer o portfólio de patentes do Google, o que vai nos permitir proteger melhor o Android de ameaças anticompetitivas da Microsoft, Apple e outras empresas.”

Via Blog do Google e Google's Investor Relations

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tech Master
    2011-08-17T00:46:26

    A Google vem a muito tempo se beneficiando das pesquisas das demais empresas. Oferece serviços gratuitos vendendo a imagem de que eles são legais, faz diversas aquisições de pequenas empresas (YouTube, Blogger, etc...), aproveita-se do código "open-source" no Android e no Chrome OS mas é pobre em pesquisa, desenvolvimento e inovação. A maior prova disso é a falta de patentes para se protegerem das demais. Apple e Microsoft lucram com o software/hardware. A Google lucra com a publicidade. Está na hora de vermos a Google sofrer pelo seu modelo de negócio agora. Essa compra vai ser um fiasco.

  • Tech Master
    2011-08-17T00:37:19

    Isso significa um aumento do quadro de funcionários de mais de 60%! No saldo dessa compra temos: - 12,5 bilhões de grana em caixa a menos - aumento de mais de 60% no número de funcionários - atritos com OEMs mais significantes (HTC, Samsung, Sony Ericsson) - investidores desacreditados (veja os valores da ação da Google nos 2 últimos dias) Tudo isso para obter algumas patentes, muitas delas obsoletas, para se proteger de acusações da Microsoft, Apple e Oracle?

  • Tech Master
    2011-08-17T00:26:23

    Inacreditável o nível dos comentários por aqui... Se a simples capacidade de se expressar por texto é lastimável, imagine a capacidade analítica dessas pessoas... O resultado desta compra da Google significa que a Google simplesmente se tornou concorrente de seus parceiros. HTC, Samsung e Sony Ericsson vão fazer o que? Continuar a produzir e vender aparelhos Android para fortalecer ainda mais sua concorrente (Motorola)? A Google não só gastou 12,5 bilhões para obter as patentes da Motorola como agora tem que absorver os 19 mil funcionários da mesma, quando ela própria possui 29 mil!!

  • Luis Silva
    2011-08-16T18:54:23

    assim e bom assim que a google compra ela podera disponibilizar a atualizaçãoes do android pq o meu e 2.2 ai podemos atualizar para 2.3 2.4 e ai vai pq se fomos toda vez te que pagar vamos supor 1.500 num aparelho android e depois sai outro android mais avançado ai quebra ai temos que fica trocando de aparelhos ai não da obrigada google ja que a motorola não faz isso.

  • Gustavo Alves
    2011-08-18T10:22:34

    continuando, eles não colocariam a empresa em risco por uma compra, creio que esses 12bi não farão muita falta e em relação aos parceiros se não gostarem eles que produzam seus proprios softwares, são insignificantes, se tentarem lançarem um software serão engolidos, se usarem windows venderão a alma para pagá-lo são dependentes. Desculpe mas é a Apple que vive de publicidade, não é uma critica tanto porque sou publicitario,e creio que era mais que a hora da Google começar a incomodar App e Mic, espero que o próximo passo seja em direção aos micros e games.

  • Gustavo Alves
    2011-08-18T10:07:23

    Tech Master, Você realmente acredita que eles não levaram em consideração todos os riscos antes de fazer essa compra?? Ou você acha Larry Page burro?? A Google não terá que "absorver" 19 mil funcionarios, eles já estão inseridos, ela não comprou só as pessoas comprou a empresa inteira, ou seja, junto com as pessoas vem o faturamento e toda a estrutura. Ninguem gasta 12BI sem saber o que está fazendo.

  • Ricardo
    2011-08-16T02:21:03

    A Sansumg é a próxima...

  • Alessandro Castilho
    2011-08-15T12:38:55

    é um dos melhores sistemas op. movel que existe.

  • Alessandro Castilho
    2011-08-15T12:36:55

    ótima... nao podemos ficar nas maos da microsoft em tudo..foi ótimo o que a GOOGLER fez...parabéns.,...

  • Julio Cesar
    2011-08-15T11:01:29

    Que bom, talvez agora os aparelhos da motorola passam a fazer atualizações do sistema operacional android e desbloqueiam algum aplicativos.