Internet

29/08/2011 14h40 - Atualizado em 29/08/2011 14h40

Gtalklet, extensão para usar o Gtalk enquanto navega no Google Chrome

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

Gtalklet é uma extensão para o navegador Google Chrome que tem por objetivo criar um cliente do instant messenger Google Talk diretamente no browser. Assim, será muito mais fácil acessar a sua rede de contatos ao mesmo tempo em que navega em outros sites, sem precisar trocar de página para realizar essa função.

Gtalklet (Foto: Reprodução)Gtalklet (Foto: Reprodução)

O aplicativo foi criado por Sean Zheng e é gratuito, sendo necessário apenas o Chrome para poder usá-lo. Depois disso, será possível usar todas as funções do chat do Google através de um ícone que ficará exposto no canto inferior direito do navegador, como se fosse uma tela de chat comum. O bate-papo no qual é possível se comunicar com seus amigos ficará o tempo todo disponível em qualquer tela que você estiver navegando, também sendo possível minimizá-lo a qualquer momento.

Primeiramente, há apenas as funções básicas disponíveis em um chat, como dizer se está disponível, ausente, ocupado ou invisível, enviar mensagens off-line para os seus contatos, adicionar e-mails quando preciso etc. Porém, o programador deseja aumentar as funcionalidades do seu aplicativo adicionando outros serviços de mensagens instantâneas baseado em xmpp/jabber, como o chat do Facebook, por exemplo.

Antes de usar o serviço, é necessário levar em consideração que o Gtalklet não se conecta diretamente ao servidores do Gtalk para realizar suas funções. Em vez disso, ele usa o serviço de protocolo BOSH. Dessa forma, na configuração, é preciso escolher o serviço público de BOSH para conectar o Gtalklet aos servidores do Google Talk.

Via Gtalklet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares