TechTudo

18/08/2011 16h15 - Atualizado em 18/08/2011 18h41

IBM cria chip de computador que "pensa" como o cérebro humano

Isadora Díaz Da redação

A época dos supercomputadores saiu dos filmes de ficção científica e chegou aos dias atuais. A IBM anunciou ter criado o design básico de um novo chip capaz de trabalhar de forma semelhante a um cérebro humano. É uma máquina que pode aprender com experiências, criar hipóteses e lembrar de acontecimentos passados.

IBM cria chip capaz de "pensar" (Foto: Reprodução)IBM cria chip capaz de "pensar" (Foto: Reprodução)

Batizado com o sugestivo nome de Synapse, o projeto envolve outras quatro unviversidades e o Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), uma agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O primeiro anúncio de que pesquisas seriam iniciadas para a criação deste computador data do fim de 2008. A IBM adiantou que foram fabricados dois chips protótipos, que serão submetidos a testes. O próximo passo seria a construção do computador em si.

Simulando a capacidade de pensar e solucionar problemas de um cérebro humano, os pesquisadores da IBM esperam dar origem a uma das primeiras máquinas capazes de interagir com o ambiente. O mais surpreendente é que, em sua etapa final, a empresa espera apresentar um computador que, pela sua capacidade cognitiva, seria ainda mais poderoso que a mente.

IBM (Foto: Divulgação)IBM (Foto: Divulgação)

O anúncio do supercomputador parece tratar do que há muito livros e filmes narram. Por enquanto, os dramas narrados em "Eu, Robô", livro de Isaac Asimov adaptado para as telonas pelo diretor Alex Proyas, e em "A.I., Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg,  parecem ainda longe de acontecer. A IBM avançou bastante mas, até o momento, os resultados geraram um computador com a capacidade de jogar Pong, o famoso game do Atari, contra um humano e, ainda, reconhecer o número 7 escrito por letra cursiva. Os que temem que uma revolução das máquinas comece hoje podem ficar despreocupados.

O custo das pesquisas? Ao que parece, o montante investido até agora está na casa dos US$ 41 milhões. A IBM já tinha tido avanços significativos há algum tempo, com seu outro supercomputador, chamado de Watson. Watson venceu humanos em um programa de perguntas e respostas americano, o Jeopardy! (Arrisque-se!, em tradução livre). Ele competiu com os dois concorrentes mais bem colocados na competição e os derrotou sem grandes dificuldades.

Confira abaixo o vídeo divulgado pela IBM sobre o assunto:


Via VentureBeat e E E Times

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Ariel Santos
    2011-08-18T20:07:18

    esse é o chip 666 do demonio!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ariel Santos
    2011-08-18T20:07:18

    esse é o chip 666 do demonio!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade