Internet

17/08/2011 10h49 - Atualizado em 07/08/2013 13h27

Internet Explorer completa 16 anos

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O navegador mais utilizado do mundo está ficando mais velho essa semana. O Internet Explorer, da Microsoft, completou 16 anos de existência na última terça-feira (16). A primeira versão estável do navegador, o Internet Explorer 1.0, foi lançado em 16 de agosto de 1995.

Internet Explorer 9 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Internet Explorer 9 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ao contrário do que muita gente pensa, o Internet Explorer não foi uma criação da Microsoft. O navegador, que se chamava Spygla Mosaic, foi comprado pela gigante do software pelo equivalente a US$ 2 milhões, modificado e lançado como o navegador da Microsoft.

Em 2006, com o lançamento do Internet Explorer 7, um marco: o navegador não trouxe uma linha de código do antigo Mosaic. Mas foi só no início deste ano, em março, que o navegador da Microsoft evoluiu de verdade com o Internet Explorer 9. Agora, o navegador é rápido, altamente compatível com os novos padrões do HTML 5, aceleração por hardware, dentre outros recursos.

Embora o IE tenha evoluído muito em sua última versão, a fama de lento e inseguro continua e tem afetado negativamente o navegador. Atualmente, a Microsoft domina o mercado de navegadores, com 52% de participação, um número baixo frente aos 90% que o Internet Explorer detinha em 2004.

Como parte do sistema operacional mais utilizado do mundo, o Internet Explorer foi responsável por massacrar o concorrente Netscape Navigator, o que rendeu vários processos e multas milionárias a empresa americana. Na Europa, a Microsoft foi obrigada a desenvolver uma versão do Windows sem o Internet Explorer.

Futuro

Em uma apresentação no início do ano, a Microsoft já demonstrou algumas novidades do Internet Explorer 10. Até mesmo uma versão prévia do navegador está disponível para download. No próximo mês, setembro, acontece o BUILD, um evento da Microsoft em que a empresa pretende mostrar um pouco mais do Windows 8 e Internet Explorer 10.

O TechTudo parabeniza a Microsoft e o Internet Explorer pelos seus 16 anos. Para saber das últimas informações sobre o evento BUILD, continue nos acompanhando. Você também pode participar enviando sua opinião no espaço abaixo. Comente!

Via: WinRumors

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares