Monitor

16/08/2011 15h46 - Atualizado em 16/08/2011 15h53

LCD da Sony cria um quarto pixel e deixa seu monitor com mais brilho

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

Cientistas da Sony estão trabalhando em seus monitores LCD para criar uma qualidade de pixel branco que tenha mais brilho e seja duas vezes mais eficiente. As telas de LCD, graças a fenômenos químicos, conseguem gerar cores brancas através da mistura de pixels de outras cores. Porém, essa pesquisa da Sony é voltada para criar um pixel próprio, que seja de branco puro, sem necessidade e misturas.

Mais brilho nos LCDs da Sony (Foto: Reprodução)Mais brilho nos LCDs da Sony (Foto: Reprodução)

Se você olhar um monitor LCD de perto, vai perceber que as matrizes de cores são fundamentadas no vermelho, verde e amarelo. A mistura dessas três cores podem produzir as outras diversas cores que os seres humanos conseguem identificar, como o amarelo, o laranja, o cinza e outras muitas cores.

Em sua mais nova tela, a Sony WhiteMagic LCD, a empresa manteve o padrão de usar pixels em vermelho, verde e azul, para criar todas as cores necessárias do que será exibido. Porém, um quarto pixel, inteiramente branco, foi acrescentado à mistura, fazendo com que esta tela tenha o dobro de brilho do que as telas de LCD convencionais, tanto da Sony quanto da concorrência, mantendo a mesma eficiência e gastos energéticos. Ou seja, não há desvantagem alguma em usar esse quarto pixel, inclusive não causa mais fadiga do que o comum para os olhos humanos.

A Sony promete que essa tecnologia se espalhe em seus produtos a partir de outubro deste ano. Ou seja, podemos esperar que smartphones e tablets também usem essa tecnologia. Assim, a experiência do usuário se tornará muito melhor com mais brilho em suas telas.

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cesar Pereira
    2011-08-16T16:32:16

    É a mesma coisa que a PenTile faz com o RGBW pra celular, como no Motorola Atrix... Não tem nada de novo, a não ser o tamanho da tela.. E omais importante: De que adianta deixar os brancos mais intensos se os pretos vão continuar sendo cinzas escuros?