Internet

12/08/2011 15h43 - Atualizado em 12/08/2011 17h32

Polêmica: publicação em português no Facebook da Coca-Cola gera preconceito entre fãs americanos

Rebecca Porphírio
por
Da redação
Página da Coca-Cola no Facebook. (Foto: Produção)Página da Coca-Cola, Facebook. (Foto: Produção)

Graças a um erro técnico, milhões de fãs americanos da página da Coca-Cola, no Facebook, tiveram acesso a uma publicação em português que gerou polêmica e uma série de manifestos preconceituosos por parte dos usuários da língua inglesa, na rede social.

A mensagem que dizia "Hoje é o Dia do Estudante! Se você faz parte dessa galera, mostra pra gente dando um Curtir ou comentando aqui. E parabéns ;)" foi publicada na manhã do dia 11 de agosto e tem gerado uma série de comentários malcriados por parte dos americanos no mural da página.

De acordo com um executivo da Coca-Cola, "todas as publicações são geotagueadas para que seus fãs possam ver apenas posts relevantes para a própria língua baseados no endereço de IP que possuem. Americanos os veem em inglês, brasileiros em português e por aí vai. Mas algo deu errado e dois posts, um em português e outro em romeno, estiveram visíveis para todos por pelo menos 10 minutos".

Post em português visível na página. (Foto: Produção)Post em português, na página. (Foto: Produção)

Rapidamente, a Coca-Cola fez que os países de língua inglesa não conseguissem mais visualizar o post, mas alguns usuários fizeram questão de comentar, enquanto outros defenderam a diversidade. Rodrigo Viotto Chiarato zombou da atitude americana xenofóbica e lembrou que os anúncios da gigante sempre trazem mensagens sobre a diversidade. Logo em seguida, o usuário Cody Greene respondeu "Já que é assim, diga ao seu povo que fique no país e não tente trazer drogas e parentes para cá!".

Ashley Brown, diretora de comunicações digitais e mídias sociais declarou por email: "Agora, esses posts só serão vistos pelos brasileiros e pelos romenos. Fizemos isso para evitar que os consumidores se confundissem. As publicações continuarão online, onde devem ficar". A Coca-Cola disse que ainda não pretende postar uma resposta oficial em seu mural acerca do ocorrido.

Via Adage

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aldo Goncalves
    2011-08-12T17:11:32

    se é assim, então q eles ficam com os terroristas na cola deles pra la.

  • LUIZ AMORIM
    2011-08-12T17:08:46

    A Coca-Cola podia fazer uma promoção para ver quem traduz mais rápido (e melhor) um texto em idiomas desconhecidos.

  • Paulo Gaspar
    2011-08-12T17:08:00

    O que o ilustríssimo Cody Greene precisa entender é que enquanto houver inumeráveis legiões de viciados em seu país - já em acelerado processo de decadência - ávidos por drogas, sempre haverá quem queira vendê-las. A via é de mão dupla.

  • Thiago Pinto
    2011-08-12T16:59:11

    Realmente em... O povinho sem cultura, como se o pais deles não tivesse drogas e violencia...?? Os americanos são os mais encrenqueiros, tudo é motivo de briga e guerra. E alem do mais, quem alimenta o mercado de armas são eles, não sei o que eles querem falar da gente.

  • Matheus Santos
    2011-08-12T16:53:00

    esses caras sao uns otarios mesmo, acho melhor eles se cuidarem, pois com essa crise economica que eles estao eh capaz do pais inteiro falir e acabar pedindo esmolas pra outros paises, ai quero ver esses panacas se lascando.

  • Gerson Brito
    2011-08-12T16:52:43

    Acredito que este infeliz comentário partiu de uma pessoa que sencontra Desempregado e não tem coragem de enfrentar trabalhos manuais, coisa que o brasileiro que vai para lá não tem preconceito......ainda me lembro que os bandidos de lá vem passar tempoadas por nesta terra....Lembram do Pedofilo que se encontrava no RJ... Agora pergunto quem deve permanecer em seu País, nós agregamos em trabalho! #EufaçoomeuBrasilmelhor

  • Judith Lima
    2011-08-12T16:47:25

    Será que não temos futuro? Não evoluímos? Não aprendemos que existe uma só raça, a humana, e que nossas diferenças não devem ser nossas paredes? Em algum momento da evolução, o que deixamos para trás e que tem feito esta falta enorme ao mundo e aos nossos sonhos? Humanidade, cura-te a ti mesma, antes que já não haja mais possibilidade de cura...

  • Eduardo Machado
    2011-08-12T16:45:35

    Esses americanos seja la quem for são uns trouxas e antes de falar mau de um povo ou pais eles tem que olhar pro proprio umbigo e ver a crise que estao enfrentando e pararem de se achar os donos do mundo.

  • Vitor Mancuso
    2011-08-12T16:44:28

    Americano é arrogante mesmo....ainda verei esse país pedir esmolas (o que nao esta longe) a países como o nosso e calar a boca desse povinho imbecil.

  • Hugo Afranio
    2011-08-12T17:28:37

    É esse cara se acha tao superior, só q esqueceu q o país q mais consome drogas sao os Estados unidos!, entao se entra droga la é pq muita gente consome, mais um americano com o orgulho ferido, q sabe q o país ta falido, e bota a culpa nos imigrantes.Os Estados Unidos estam falido pq gastaram muito na guerra, e o pior de tudo é q o exercito americano é um dos mais bem equipados, mas sao um dos piores do mundo, qualquer guerra q eles entram eles tomam uma surra e levam anos pra conseguir sair delas,guerra do vietnã,Guerra do Golfo,invasão do iraque, e em todas elas eles precisaram de ajuda!

  • Luan Martins
    2011-08-12T17:27:18

    Ta ae pra galera q gosta de postar frases em inglês no face, twiitter, orkut...a gente ak acha bunitinho quando aprende inglês postar comentários, frases etc..Enquanto a gente se arreganha todo para o que vem de fora por achar elegante..eles se fecham no patriotismo deles la fora. CAMPANHA ..PAREM DE POSTAR FRASES EM INGLÊS POW..ESCREVAM EM PORTUGUÊS MSM..NÃO QUEIRAM SE MOSTRAR Q SABEM FALAR INGLÊS Q ISSO É RIDÍCULO!

  • Fernanda Emerciano
    2011-08-12T17:24:32

    Brasil (US$ 10 bilhões), China (US$ 50 bilhões), Rússia (US$ 10 bilhões) e Índia (sem valor definido) emprestaram dinheiro ao FMI, para que, principalmente os EUA não quebrassem. E esse rapaz (cody) vem falar mal de um país que ajudou o dele, deve ser um uma pessoa muito sem informação, vai estudar meu filho, e pede a Deus prá que seu país consiga sair do buraco nessa crise, pq por aqui so passou uma marola, graças a Deus.

  • Sara Batista
    2011-08-12T17:23:33

    Deixando a hipocrisia de lado, tem povo mais xenófobo que brasileiro? nao suportam os argentinos, porque em outros tempos eles eram considerados mais ricos que nos brasileiros, descriminam ate seus próprios conterraneos nordestinos!!!!! Negar que o Brasil e caminho de droga para o exterior, e que houve um exodo de brasileiros para os EUA é a mesma coisa que ver um filho roubar ou ser mal educado e ficar ofendido se outras pessoas o prenderem ou chamarem a sua atençao se ele for malcriado. Em vez de ficarmos ofendidos por banalidades, protestemos a corrupçao, seguranca, saude e analfabetismo.

  • Pedro Carias
    2011-08-12T17:16:18

    Se alguemq uiser ganhar dinheiro facil ta ae de bandeja um processo pra meter contra algum americano que "passou" dos limites. é preconceito igual um paulista fez com o povo nordestino e se deu mal..

  • Matheus Sampaio
    2011-08-12T17:48:06

    Brazilian soccer is better, Brazilian food is better, Brazilian Beaches are better, Brazilian people are better and finally and most importantly Brazilian ECONOMY is better!! See you later U.S! hahahaha

  • Fernando
    2011-08-12T17:46:53

    hahaha !! ai brasileiro parece palhaço nas aulinhas de inglês pra agradar americano... realmente não sei quem é pior, brasileiro ou americano.

  • André Bechtlufft
    2011-08-12T17:45:55

    O cara reclamou das drogas, mas sem ela não dá pra fazer a Coca né rs?

  • Perry Rhodan
    2011-08-12T17:41:33

    Pra vocês verem como anda a nossa moral lá fora, ou o cara é jogador de futebol ou eh bandido traficante! I ti I love you Braziul...

  • Flavia Lutterbach
    2011-08-12T17:32:59

    Eles são uns pobres de espírito que se sentiam os donos do mundo e agora estão vendo seu império ruir. São ressentidos. Vcs não tem visto o que o tal de Chael Sonnen tem declarado? São dignos de pena!!! E o que o brasileiro tem que fazer é tomar guaraná, aquele lá da nossa amazônia, que eles são doidinhos prá roubar!!! kkkkkk!

  • Claudinei Pinto
    2011-08-12T17:30:59

    moro fora do brasil ha 5 anos e de certa forma é compreensivel a realçao deles, porque a maioria dos extrangeiros ñ se adaptam ao modo de vida e costumes do pais em que esta vivendo. E sobre todo os brasileiros aprontam e muito por exemplo falsificam documetos, levam drogas, promovem brigas, demaziado ruidosos e muito mais, nao me estrenha esse tipo de reaçao

  • Atila F.
    2011-08-12T18:48:49

    Uma frase: "Conheça o teu inimigo como a tí mesmo" - Do livro "A Arte da Guerra"... Quem quiser ficar nas trevas da ignorância com relação aos outros idiomas, que fique, mas não temos que ser assim... o que não significa, é claro, idolatrar.

  • Gilberto Souza
    2011-08-12T18:48:17

    Este comentario que o manezinho fez infelismente é mais um preconceituoso,Aquele tempo que se dizia que os Estados Unidos é o mais rico e forte do mundo já passou, a decadencia esta pouco a pouco tomando este pais as guerras estao acabando com eles pais que manda seus filhos pra morrer por uma causa que não leva a nada.kkkkkkkkkk é mesmo de rir. EU AMO MEU PAIS, POR ISSO EU SOU FELIZ POIS SOU BRASILEIRO ...COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR.. .I. .I. PRA VC MANÉ

  • Sabrina Pereira
    2011-08-12T18:44:03

    avant-premiére, backup ,closet, doping, e-mail, feedback, habitat, impeachment, gingle, log in, marketing, nécessaire, playback, quorum, réveillon, ticket, upload, workshop zoom....e muitas outras palavras são usados por brasileiros que enchem a boca pra falar e acham que estão "abafando"....ESTÃO VENDO O EXEMPLO DELES??? VAMOS COMEÇAR A VALORIZAR O NOSSO IDIOMA TAMBÉM!!!!

  • Matheus Soares
    2011-08-12T18:43:01

    Mau educados como sempre.

  • Claudinei Francisco
    2011-08-12T18:34:36

    Caros amigos,eu morei quase oito anos fora do Brasil em diversos paises da europa e posso lhes afirmar que nunca vi qualquer tipo de anuncios que não fossem veiculados em seus respectivos idiomas.E AQUI NO NOSSO BRASIL COMO É????VC NÃO SABE SE OS ANUNCIOS SÃO FEITOS EM INGLES COM ALGUMAS PALAVRAS EM PORTUGUÊS OU VICE-VERSA NÃO É VERDADE?ESSE FOI UM TAPA NA CARA DA SOCIEDADE BRASILEIRA QUE PRECISA TOMAR VERGONHA E VALORIZAR O QUE É NOSSO,E REPUDIAR QUALQUER COISA DO TIPO:NEW CIVIC,DRIVE TRU,OPEN BAR,TAKE WAY ETC,ETC..COMO SEREMOS UMA POTENCIA SE AINDA IDOLATRAMOS QUEM NOS REPUDIA?ACORDA BRASIL