Internet

17/08/2011 07h47 - Atualizado em 18/08/2011 19h41

Por um tweet: Egípcia é presa por postar contra o governo em redes sociais

Aline Carvalhal
por
Da redação
Asmaa Mahfouz (Foto: Reprodução)Asmaa Mahfouz (Foto: Reprodução)

A ex-ativista Asmaa Mahfouz provavelmente não imaginava que uma frase postada em seus perfis de Twitter e Facebook lhe custaria 20 mil libras egípcias (equivalente a 3 mil dólares) como fiança sob a acusação de incitar a violência. Na mensagem, Asmaa dizia "Se o Judiciário não nos concede os nossos direitos, não fique com raiva se grupos militantes realizarem uma série de assassinatos já que não existe nem lei, nem justiça".

A denúncia feita à ativista se baseou também em comentários semelhantes feitos por Mahfouz em entrevistas por telefone sobre os confrontos no Cairo, que deixaram 300 feridos e um manifestante morto. Ela responde por divulgar noticias falsas, perturbar a paz pública e difamar a decisão do Conselho Supremo das Forças Armadas (SCAF).

“Para pedirem uma fiança desse tamanho é porque acreditam que ela é culpada” disse o advogado de Mahfouz, Ali Atef, ao jornal Daily News Egypt. No entanto, nem ele nem a própria Asmaa Mahfouz contavam com a mobilização de outros ativistas no Twitter. Os seguidores de Asmaa se organizaram para arrecadar o dinheiro da fiança, enquanto um empresário anônimo doou parte da quantia.

Mahfouz é mais conhecida no mundo pelo video postado no Youtube em janeiro, onde ela pedia para os egípcios tomarem as ruas no dia 25 e protestar contra o regime de Hosny Mubarak. Dentro ou fora das redes, este não é um caso isolado. Outros blogueiros e jornalistas egípcios já foram chamados para prestar esclarecimentos sobre declarações feitas sobre os militares, mas é a primeira vez que o governo egípcio exige fiança para esse tipo de conduta.

Via TheNextWeb

 


  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wendel Prado
    2011-09-06T10:56:43

    Estes são os motivos de aver tanta guerra e revolta da população - os Politicos e os Maiorais do Dinheiro pensa que pode tudo, e a população esta acordando sobre este assunto, logo logo veremos varias revolto no mundo em geral devido a isto... O Povo unido acaba com tudo, eles deveria pensar bem sobre o que anda fazendo por logo, logo vem o Revolto de todos...

  • marco coutinho
    2011-08-17T10:56:13

    Alguém ainda acredita na vocação "democrática" da insurreição no Egito?